segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O universo artístico de Arnaldo Antunes

Arnaldo Antunes subirá ao palco da Mostra SESC Cariri de Cultura na próxima quarta-feira, dia 17 (de novembro de 2010), para apresentar o show do seu mais recente disco, Iê-iê-iê.

Aproveitando o ensejo, reproduzimos um artigo de Amador Ribeiro Neto sobre a obra do compositor e poeta. O artigo (originalmente publicado no jornal A União, de João Pessoa-PB, em setembro de 2009) foi escrito antes da distribuição do Iê-iê-iê, o que justifica a menção de Ao vivo no estúdio como sendo o último lançamento do ex-titã.

Vamos direto ao ponto
Amador Ribeiro Neto (15 de setembro de 2009)

Vamos direto ao ponto: poesia é concisão, sacação, inteligência e sensibilidade a favor da linguagem nova. O resto, de fato, não é nada. É brincadeirinha de palavras montadas segundo "manuais de versificação" ou outras técnicas que, por si, nada são. Em nada ajudam.

Poetinhas de meia pataca enchem o solo estrelado deste país. Há, sabidamente, mais poetas que leitores de poesia. Esta relação é estatisticamente comprovada. Qualquer um que saiba as regras do soneto, do haicai, do madrigal, ou mesmo dos versos livres acha que é poeta porque fez um decassílabo, um terceto, ou mesmo escreveu ao léu, o que lhe veio à cabeça - considerando que tais "poetas" têm cabeça, coração e membros.

Oswald nunca quis um Brasil apenas, mas vários Brasis: variados, distintos, plurais. Por isto mesmo incentivou a postura carnavalizadora do "só me interessa o que não é meu". Isto é, o que é do outro devo devorar pois este ato desperta-me para um novo meu, que será diverso do que era enquanto do outro. Assim ele criou a Antropofagia, que agrada a gregos, baianos, josés e paulos. E que deu origem ao Cinema Novo, à Poesia Concreta, ao Tropicalismo, ao Mangue Beat eticétera & tal. E que continua gerando as artes antenadas do nosso país.

O nome mais novo deste universo artístico e carnavalístico é Arnaldo Antunes. Este artista multimídia, sempre partindo da palavra, tem produzido uma obra rara e rica. Que não tem merecido o reconhecimento a que faz jus. Mas se hoje poucos leem ou ouvem sua poesia, não resta dúvida que amanhã ela receberá o posto que lhe compete.

Seu lugar está marcado, tanto na história do rock brasileiro como no da poesia contemporânea. Já tive oportunidade de dizer aqui que sem Arnaldo os Titãs viraram um cortejo de velório. Faz chorar.

Enquanto isto a carreira solo de Arnaldo vai de vento em popa. Do vanguardeiro Nome, 1993, um projeto tríplice, unindo livro + vídeo + disco, até seu mais recente trabalho Ao vivo no estúdio, tudo em sua obra tem um toque provocativo, indagador, desestabilizador. Gosta? Ótimo. Não gosta? Vá buscar sua praia. Este parece ser o slogan de Arnaldo, tal a independência do que faz. O resultado que lhe interessa, e isto ele parece deixar bem claro para o público, são as sempre vivas e revigoradas linguagens intersemióticas.
--

Amador Ribeiro Neto é poeta, escritor e professor de Teoria Literária da UFPB.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário