terça-feira, 5 de abril de 2011

Embalado pra viagem # 11

Nem só de “ripimpérolas” vivem as capas de disco e este blog. A partir de agora, o “Embalado pra viagem” também trará algumas capas de disco antológicas — no sentido mais positivo possível (reforçando: sem ironia).

Para começar essa viagem pelas fotos e designs gráficos que marca(ra)m o mundo da música, temos a capa de Blue train, de John Coltrane. O álbum de 1957 é o primeiro de Coltrane pelo selo Blue Note, que tinha como uma das principais características o capricho nas capas dos discos.



A capa de Blue train é simples, direta: a foto do jazzista pensando, quem sabe arquitetando mais uma sequência de acordes, um solo, seja lá o que for. Tonalidade ‘blue’ na foto e letras (com nome do artista, disco, selo e número de catálogo) dispostos num design simples e muito eficiente. E acaba saltando o que importa: a expressão de Coltrane com um pequeno fragmento do seu sax, tramando música para viajar (nesse ‘train’?)...

De quebra, lógico que a música também era de primeira. Segue abaixo, para ouvirmos, a faixa (homônima) que abre Blue train.

Nenhum comentário:

Postar um comentário