sexta-feira, 22 de abril de 2011

A infindável obra do Centro de Apoio aos Romeiros

Centenário de Juazeiro do Norte # 10

Se Juazeiro está comemorando 100 anos, essa obra aí está comemorando pelo menos uns 25. Iniciada na primeira administração de Manoel Salviano, na década de 1980, a obra deveria ser um Centro de Apoio aos Romeiros, como o próprio nome já diz.

O objetivo seria proporcionar, aos romeiros que vêm a esta cidade, um local onde pudessem descansar, alimentar-se, encontrar informações, serviços emergenciais de saúde, entre outras possibilidades.

Acontece que: entra prefeito e sai prefeito, entram verbas (e essas verbas vão para não sei onde ou para não sei quem) e, entre descasos e ideias cada vez mais mirabolantes, o término da obra vai sempre ficando para um depois que nunca chega.

Há alguns dias foi inaugurada uma parte dos boxes que deverão servir para atividades comerciais (confira a matéria sobre a inauguração clicando aqui). Como tá parecendo que vai virar moda, inauguram-se algumas coisas nesta cidade que não podem funcionar de imediato (pra que inaugurar então?), e o mesmo está acontecendo com esses boxes que vão ficar lá, largados no meio do nada.

E a parte que serviria para acolher melhor os grandes financiadores do progresso desta cidade (leia-se romeiros), está lá, inerte, parecendo as ruínas do coliseu romano.

Enquanto isso, os romeiros continuam chegando a esta cidade sem encontrar local adequado para estacionarem seus ônibus; sem encontrar um banheiro digno e limpo onde possam fazer suas
necessidades; sem encontrar informações turísticas adequadas; sem encontrar um local onde possam descansar seus corpos cansados depois de uma desgastante peregrinação.

Mas, Juazeiro, fique atenta! A geração de romeiros que vem pra Juazeiro do Norte apenas para rezar e padecer de sofrimentos e maus tratos está passando. Esta cidade já devia ter aprendido a respeitar seus romeiros/turistas há muitas décadas atrás; e a respeitar também sua população, aplicando corretamente as verbas para onde elas realmente deveriam ser destinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário