sexta-feira, 29 de abril de 2011

Karimai e a pintura do Horto

Centenário de Juazeiro do Norte # 17
Arquivo Cariri # 02



Hoje (29 de abril de 2011) acontecerá, no CCBNB Cariri, a abertura da exposição Fragmentos amostra, que já destacamos em outra postagem (para ler, clique aqui) e homenageia o artista plástico Luis Karimai.

Para enfatizar ainda mais a ligação da vida e obra de Karimai com a cidade de Juazeiro do Norte, recorremos à obra que o artista, falecido no ano passado, considerava como seu mais belo trabalho. "Horto", que levou seis meses para ser concluída, destaca o colorido das casas em meio à natureza da serra e, principalmente, a imagem de um povo que vive a fé e a esperança de dias melhores junto aos espaços percorridos pelo Padre Cícero.

O olhar do artista e seu pincel retratam nitidamente o povo simples (crianças, donas de casa, velhos) da rua do Horto — numa visada do baixo para o alto — valorizando a subida, o caminho (tortuoso e de pedras) percorrido por essa gente, mirando um horizonte que destaca o infinito da natureza e a liberdade dos pássaros.

Este quadro tocou a sensibilidade e o imaginário de juazeirenses e visitantes da cidade que, ao frequentarem a sede da Telemar (ou partindo para tempos mais antigos: da Teleceará), verificavam a maestria de um grande artista, profundo conhecedor de procedimentos estéticos e da tradição mística "da gente humilde" e trabalhadora de Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário