segunda-feira, 18 de abril de 2011

O 'dono' do Sítio

No dia 18 de abril de 1882 (há 129 anos), nascia o escritor Monteiro Lobato.

Ignorando, por ora, as discussões e polêmicas sobre sua obra literária — que pretendemos um dia abordar neste blog — fica o registro da data com um vídeo do Sítio do picapau amarelo (versão televisiva da reunião de livros infantis do autor), na Rede Globo, em 1977.

O Sítio (em mais de uma versão) é uma produção de TV indiscutivelmente marcante para algumas gerações.

4 comentários:

  1. Opa!

    Um detalhe nao muito discutido pela midia é o carater racista das historias do sitio.

    Basta dar uma "googlada" e encontram-se vários textos expondo este lado menos infantil do escritor.

    Claro que ele é fruto de uma época, mas é sempre interessante este tipo de analise, nem que seja para detectar (ou não) a evolução do pensamento.

    Claudio Capitcho Valerio

    ResponderExcluir
  2. opa, Capitcho

    Por isso que citamos no minitexto que estávamos ignorando, por ora, as discussões e polêmicas acerca da obra de Monteiro Lobato. pretendemos abordar isso com mais calma em outra oportunidade.

    valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de todos os desatinos e polêmicas envolvendo a obra de Monteiro Lobato, o objetivo da postagem é de resgatar um momento vivido por toda uma geração. Vale lembrar que entorno da obra de Lobato existem especulações, denúncias e, vamos dizer assim, investigações. Nada julgado, ou definido, que nos impeça, de certa forma, reconhecer a importância do trabalho do autor.

    Lógico que devemos analisar e tirar nossas próprias conclusões, ficando atentos contra qualquer conteúdo de caráter discriminatório, mesmo que seja do próprio Lobato.

    ResponderExcluir
  4. Claudio Capitcho Valerio26 de abril de 2011 às 05:26

    Na verdade não levanto a bandeira anti-discriminação, mesmo sabendo como é desagradável ser vitima.

    A questao é que o que ele escreveu é fruto de uma epoca.

    Nao adianta mesmo condenar a pessoa que fez o retrato de uma geração/época, basta analisar e esmiuçar este retrato de maneira a deixar claro que as coisas mudaram, ou não...

    ResponderExcluir