domingo, 8 de maio de 2011

A campanha do Guarani no ano do Centenário de Juazeiro

Centenário de Juazeiro do Norte # 26

Hoje, dia 8 de maio de 2011, chegou ao fim o Campeonato Cearense de Futebol da temporada. A partida final também significou o fim da linha para o Guarani, que encerrou a sua melhor campanha na história.

Mesmo com o expressivo e indiscutível placar de 5 a 0 a favor do Ceará Sporting Club, o Guarani pode comemorar o fato de, no ano do Centenário de Juazeiro do Norte, ter feito a melhor campanha da história do clube na competição. O "Leão do Mercado" chegou à semifinal do primeiro turno e à final do segundo turno, este último um feito inédito na sua história.

Vale ressaltar que tanto a eliminação no primeiro quanto a perda do segundo turno foram diante dos maiores detentores de títulos do Estado neste ano. Sendo que, atualmente, o Ceará — que derrotou o Guarani no último jogo — tem o melhor e mais caro elenco do futebol cearense (com uma receita infinitamente maior se comparada aos times do interior), participa da Série A do Campeonato Brasileiro e está nas quartas-de-finais da Copa do Brasil. A equipe de Porangabussu está num nível acima de todos outros concorrentes e não teve grandes dificuldades para quebrar a sequência de quatro títulos seguidos do arquirrival, o Fortaleza.

Todo esse retrospecto favorável ao alvinegro da capital reforça a boa campanha do rubro-negro juazeirense: o Guarani, além de ter perdido para o "campeão arrastão" apenas no jogo final (durante toda a competição) foi o segundo colocado na soma de pontos da classificação geral. A campanha superou o 4º lugar de 1979 e garantiu a participação do clube na série D, na qual fará sua primeira participação em uma competição nacional.

Por todos esses fatores, independente do resultado de hoje (difícil ficar satisfeito com um revés de 5 gols), mas levando em conta todo o campeonato, houve um salto importante para o Leão do Mercado. Que o trabalho continue mirando um sucesso ainda maior nas competições futuras. Isso será bom não só para o Guarani, mas para o futebol e o esporte caririense.

Para os torcedores do Icasa, tenho a dizer que as postagens deste blog para o Centenário de Juazeiro ainda mencionarão fatos da história icasiana, assim como a rivalidade do futebol juazeirense (a clássica disputa entre o "Verdão do Cariri" e o "Leão do Mercado"). Mas hoje o assunto é o Guarani e sua campanha em 2011, então exibimos gols de algumas vitórias da campanha no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.





4 comentários:

  1. o guarani foi o time do centerário!!

    ResponderExcluir
  2. O melhor do cariri o melhor do interior o o segundo melhor do ceara PARABENS LEÃO!!!

    ResponderExcluir
  3. Arrependo-me até ontem,hoje e sempre por não ter comprado camisa do Leão quando estive no cariri em 2010 e 2011. Mas não tem nada não,da próxima vez que for ao cariri,comprarei a camisa,ou melhor,manto do rubro negro, apesar de ser vascaíno e tricolor da garotada. Meu coração cabe o Guarani,Fortaleza e Vasco.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir