quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chuva em Juazeiro

Centenário de Juazeiro do Norte # 23
Embalado pra viagem # 15

Crescimento desordenado, sujeira nas ruas (falta de educação?), trânsito caótico, poluição sonora e etc. Sim, Juazeiro do Norte é uma grande cidade, alguém tem dúvida?

Ontem, parei por algum tempo para observar o que acontecia em minha volta. Quando isso acontece (e acho que acontece com muita gente), fico sempre com a impressão de que somos todos culpados por não vivermos melhor. Pensava e continuo pensando em como poderíamos melhorar para termos mais conforto em nossa própria cidade, como poderíamos cobrar atitudes mais adequadas e acertadas do poder público, enfim, coisas para melhorar essa nossa vida em sociedade, tão ímpar e curta ao mesmo tempo.

Ontem, entre 17h30 e 18h, o céu caia em Juazeiro do Norte. Eu estava no Centro Cultural BNB - Cariri, e pela janela do quarto andar, observei que se formava um pequeno rio sobre a calçada da Rua São Francisco. A chuva era forte. Desci, então, para fumar um cigarro sob a marquise do BNB. Com minha pequena câmera, fiz esses dois minutos de imagens, que vocês podem ver abaixo. A chuva começava a diminuir sua intensidade. Pensava, após o termino do cigarro. ‘Se em meia hora de chuva, o centro fica assim, imagina o que seria desse centro, cheio de lixo, carros, bicicletas, motos e sobretudo transeuntes, depois de uma chuva de três horas?’ Melhor não pensar.

Ontem, faltavam 79 dias para o Centenário de Juazeiro do Norte, e chovia.

2 comentários:

  1. Muito bem, e de tudo isso que foi comentado a única coisa boa realmente foi a chuva, estamos precisando dela, para esfriar o tempo, malhar os campos e gerar boas reflexões a cerca da nossa quase centenária cidade.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Juazeiro já pode ser considerada uma cidade grande e começa a presentar problemas decorrentes de tal crescimento, porém, como ainda está relativamente nesse processo, é tempo de se pensar em que cidade construirão seus moradores, porque depois, a exemplo de Fortaleza, será bem mais difícil regularizar e freiar as consequências de um desenvolvimento econômico desenfreado.

    ResponderExcluir