domingo, 22 de maio de 2011

Juaforró 2011

Centenário de Juazeiro do Norte # 39

Quando tem coisa errada a gente gosta de falar, então quando tem coisa boa é mais do que justo de que nos lembremos delas.

Teve início ontem a 11ª edição do Juaforró, que neste ano de 2011 teve seu período de realização encurtado e modificado . O evento que sempre aconteceu no mês de junho e tinha bem mais do que oito dias de duração, surgiu cobrindo uma lacuna festiva na cidade de Juazeiro do Norte, que não possuía, além da tradicional “Vaquejada” e romarias, eventos de peso que fizessem parte de um calendário.

Recordo-me da 1ª edição — cujo coordenador era o secretário de cultura da época, Alcymar Monteiro — que teve na programação atrações muito boas, a exemplo de Zé e Elba Ramalho, Alceu Valença, entre tantos outros... Era uma luz no fim do túnel em se tratando de eventos que tivessem, entre suas atrações, artistas que realizam um trabalho de qualidade e moralmente digno.

Mas passaram-se os anos, mudou o secretário e mudou também o foco do evento, que passou a servir aos megaempresários do "entretenimento de plástico" — chamado forró eletrônico — e a qualidade das atrações caiu vertiginosamente.

Mas, como um milagre e, quando ninguém mais tinha esperança, eis que surge um Juaforró com atrações daquelas que dão até vontade de a gente se programar para ir e reencontrar bons amigos. Enquanto estou aqui escrevendo esta postagem, Alceu Valença deve estar comendo uma maçã para entrar no palco. Tudo bem que ainda existam algumas aberrações na programação, mas é também justo que se contemple a grande massa.

E, com relação à diminuição dos dias na programação, eu faço uma comparação chula com a área nutricional: o que vale não é a quantidade, e sim a qualidade.

Então, como displicentemente não havíamos publicado a programação do Juaforró em nosso blog, desfazemos o lapso com dois dias de atraso (clique na imagem para ampliá-la), e como uma homenagem que fazemos ao Centenário de Juazeiro e um agradecimento ao atual secretário de cultura — Fábio Carneirinho — e à Prefeitura Municipal, que busca neste ano de 2011 trazer de volta um Juaforró de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário