quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma exposição que poucos viram

Centenário de Juazeiro do Norte # 22

Em 2009, durante a Semana do Artesanato, Cultura e História de Juazeiro, como parte das comemorações do 98 anos de Juazeiro, a Secretaria de Cultura convidou 12 artistas de diferentes linguagens para homenagearem esta cidade na exposição Juazeiro como te vejo. A exposição abria um novo espaço para as artes visuais nas edificações do Teatro Marquise Branca. Essa galeria recebe o nome e homenageia a artista plástica Assunção Gonçalves.

Estavam expostos óleos sobre tela de D. Assunção; pinturas de Luis Karimai; colagens de Júnior Érre e Rogê Venâncio; pinturas de Gilberto Pereira; a fotografia de Gilberto Morimitsu, Orivaldo Batista e Cicero Valério; os desenhos de Cosmo; a montagem e pintura digital de Reginaldo Farias; a instalação de Marconi Edson; e as pinturas acrílicas com colagens de Petrônio Alencar.

Foram essas últimas (de Petrônio Alencar) que me fizeram escrever esta postagem. Além do trabalho primoroso, uma de suas obras causou uma polêmica que se eu não fosse um desavergonhado não contaria.

A idealização e a montagem da exposição foram realizadas e acendiam uma luz ao governo municipal, fadado a todos os maus comentários. Mas como não há desgraça que não possa piorar... eis que surge um personagem que eleva a obra A profecia cumprida, de Petrônio, a "ameaça ao governo municipal".

Daí sucederam-se tristes acontecimentos que tiraram o brilho e a função da exposição: pessoas visitavam a galeria e a encontravam fechada; a preocupação com a segurança da obra estava ameaçada; e a exposição findou-se quase que na penumbra.

Para os artistas que se uniram, preparando-se para quaisquer faltas mais graves e comprobatórias, ficou a indignação com as atitudes absurdas que cometeram contra a obra e principalmente com o público, privado do deleite das obras pela ignorância artística de nossos representantes.

Em outras postagens vamos trazer um pouco da exposição Juazeiro como te vejo. Por enquanto fiquem com uma obra de Assunção e a polêmica A profecia cumprida.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário