sexta-feira, 10 de junho de 2011

80 anos de João Gilberto

Hoje, 10 de junho de 2011, João Gilberto completa 80 anos de idade. Muitas vezes falar em "divisor de águas", do "antes e depois de fulano de tal" em determinada área acaba virando lugar comum. Mas no caso de João Gilberto e da música popular brasileira não temos como fugir disto.

Baiano, nascido em Juazeiro, João Gilberto, foi o grande inovador do jeito de cantar e tocar violão no final da década de 1950. Tudo o que fora gravado antes do disco Chega de saudade acabou virando a "tradição" da música brasileira, enquanto que o baiano bossa-nova anunciava um novo momento, de "mordenização" da nossa música.

Seu jeito contido de cantar, fugindo dos vícios operísticos dos famosos cantores do Brasil até então, aliado a um novo jeito de tocar o violão (harmônica, melódica e ritmicamente), impressionou quem ouviu aquela inovação na época. Ali instaurava-se, inclusive, algo que virou epidemia na vida cultural brasileira: a combinação "um banquinho e um violão". João Gilberto tornou-se o mestre, a grande referência em música para gerações, como sempre frisa Caetano Veloso, por exemplo.

É um dos nomes da arte brasileira mais conhecido e reconhecido por todo o mundo. Geralmente recluso, sem muitas aparições, nem sempre é (re)conhecido pelo público brasileiro. Mas quem estuda e procura conhecer a música brasileira sabe da importância ímpar de João Gilberto.

"Sampa", de Caetano Veloso


Com Stan Getz - "Só danço samba" (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário