sábado, 11 de junho de 2011

Açude Orós: a sangria de hoje e a seca nos anos 90

Há quase dois meses que o Açude Orós, localizado na região centro-sul do Ceará, está sangrando. Com as chuvas do primeiro semestre, o gigante que fica no sertão cearense encheu e garante o espetáculo das águas na sua sangria. Para conferir as imagens da sangria em 2011, clique aqui.

Mas nem sempre foi assim. O açude, que foi concluído nos anos 60 e tinha como objetivo amenizar os problemas da seca no sertão, enfrentou momentos de dificuldades, como na década de 1990, por exemplo. Durante toda a década não houve sangria, ficando o açude de 1989 a 2004 sem proporcionar aos moradores da cidade de Orós e aos seus visitantes o espetáculo da água na grande parede do Açude.

Disponibilizamos uma matéria de 1995, feita pelo repórter Roberto Bulhões e exibida no programa Aqui Agora, do SBT, mostrando a seca do Açude Orós, que estava com menos de 1/3 da sua capacidade. A grande baixa devia-se, entre outros fatores, ao Canal do Trabalhador, construído para levar água do Açude Orós até a capital cearense, Fortaleza, que vinha sofrendo com problemas no abastecimento d'água.

Da matéria para os dias atuais algumas coisas mudaram: nos últimos anos a sangria do açude tornou-se uma constante, e hoje o Orós não é o maior açude do Ceará, já que perdeu o posto para o gigante Castanhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário