sexta-feira, 3 de junho de 2011

Até que o sertão todo seja uma mata só

Centenário de Juazeiro do Norte # 51



Hoje temos aqui uma bela imagem registrada por um cratense apaixonado pela arte de fotografar. Allan Bastos, com seu olhar clínico, fez essa panorâmica de Juazeiro do Norte.

Pegando carona na postagem que fala sobre os preceitos ecológicos do Padre Cícero, reporto-me ao texto onde diz "até que o sertão todo seja uma mata só". Lembro-me que li isso no início da minha adolescência e ficava imaginando quando esse dia chegasse.

Pode ser que o sertão todo ainda não seja uma mata só, mas é interessante ver como a cidade de Juazeiro do Norte consegue progredir com bastante verde. Basta observar com um pouco mais de atenção para constatar que um grande número de residências tem pelo menos uma árvore plantada em sua porta. Às vezes ouço, de pessoas que vêm a Juazeiro por via aérea, como a cidade é bem mais verde do que muitas que estão pelo caminho.

Essa foto pode nos mostrar um pouco desta mata em plena selva de pedra que se forma.

E aqui podemos fazer uma sugestão à prefeitura e à população, que busquem pesquisar quais espécies de árvores seriam as mais adequadas para nossa região, de forma que, além da boa sombra ou ornamentação que elas possam proporcionar, tragam outros benefícios ecológicos, como alimentação para pássaros e outros animais.

Assim, nosso meio ambiente pode melhorar harmoniosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário