sexta-feira, 10 de junho de 2011

Floro Bartolomeu no centenário

Centenário de Juazeiro do Norte # 58

Uma das figuras mais importantes da história política de Juazeiro do Norte é, sem dúvida, o médico baiano Floro Bartolomeu. Com a pretensão de destacá-lo na nossa saga do centenário, acabei me deparando novamente com o Blog Cariri Cangaço. Lá, além de conhecermos um pouco sobre a figura do Floro Bartolomeu, podemos acompanhar nos comentários uma discussão levantada pela SOS Direitos Humanos, que move um Ação Civil Pública sobre o Massacre do Caldeirão.

Floro Bartolomeu chegou ao Cariri em 1908, atraído pela Mina de Cobre de Coxá, na cidade de Aurora. Logo transferiu-se para Juazeiro do Norte. Tornou-se amigo e influente na vida do Padre Cícero.

Figura marcante na Sedição de Juazeiro, Floro se envolveu em outros episódios da história da região. Cito o "Boi Mansinho", que ele mandou matar; a defesa do Ceará de ataques da Coluna Prestes; e, na mesma ocasião, o convite para que Lampião ingressasse o Batalhão Patriótico e a entrega da suposta patente de capitão ao cangaceiro.

Floro Bartolomeu faleceu em 1926, vítima de angina, e foi enterrado com honras de general do exército no Rio de Janeiro, onde exercia o cargo de deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário