terça-feira, 7 de junho de 2011

Nem Padre Cícero escapa

Centenário de Juazeiro do Norte # 55

Quando a gente fala, acham ruim. Não bastasse o descaso com a fonte da Praça Padre Cícero que está seca, suja e sebosa, citada em uma outra postagem, depois de um olhar mais apurado vi que a própria estátua do Padre Cícero está em estado de abandono.

Há cerca de um mês havia um andaime encostado nela e um aventureiro lá dependurado. Ao redor, latas de tinta e alguns resquícios de massa. Padre Cícero, num processo que levou alguns dias, passou da cor bronze para a amarela, com umas pintas azuis (... e eu, de besta, nem pra pegar algumas fotos... acho que porque acreditava que resultaria em algo bem feito) e agora numa fusão de bronze com amarelo, considerado, por mim, um verdadeiro fracasso artístico.

O lance é que a “obra” terminou. A fonte, que agora mais parece um bueiro, ficou (e continua) abandonada e suja. E o Padre Cícero — pasmem! — pior do que estava antes, e agora melado de tinta.

O engraçado é que eu vou falar algo que já falei outras vezes: isso é mais uma prova de descaso com o meu, o seu, o nosso dinheiro, arrecadado através de pesadíssimos impostos e mal aplicado por pessoas incompetentes, desleixadas ou com intenções duvidosas.

E outra tecla que vai afundar aqui de tanto ser batida: independente de ser ano do Centenário (mas, já que é), presenciamos um monumento, um cartão postal da cidade, em estado deplorável.

Aí, depois, vemos por aí um monte de demagogos na imprensa falando de "meu Padim Ciço pra lá, Padim Ciço pra cá”, sendo que estes não têm a mínima consideração por uma estátua implantada num dos principais passeios da cidade.

No nosso álbum de fotos temos algumas imagens sobre o assunto, inclusive, uma foto nítida da nojeira que está a praça.

(e na postagem # 53 temos um vídeo com imagens da inauguração da estátua mencionada neste texto, ainda na década de 1920)

2 comentários:

  1. Parabéns, acho que o sentimento de indignação está bem representado pelo seu texto, Hudson> Mas vamos esperar mais algum tempo que aparecerá algum "especialista" em arte para explicar as novas tendências na coloração da estátua, sobre o "bom gosto" na escolha das cores, etc... encaixa um pouco no conto infantil de Hans Christian Andersen, A roupa nova do Rei. Digamos que voce seria o garoto que zomba de todos gritando: O rei está nú... ou a pintura da estátua do Pe Cicero está horrível.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu texto, Hudson. Concordo também com a representação do sentimento de indignação com o descaso com o nosso Juazeiro. E, não obstante, a estátua do Horto está caindo aos pedaços! E há muito tempo... e ninguém faz nada.

    ResponderExcluir