sexta-feira, 22 de julho de 2011

100 anos de Juazeiro do Norte

Centenário de Juazeiro do Norte # 100

Hoje, 22 de julho de 2011, é o dia do Centenário: parabéns, Juazeiro do Norte!

Não pretendemos ficar agora enchendo esta postagem com os clichês tão recorrentes em uma ocasião como esta, pois há 100 dias O Berro dedica um espaço no seu blog falando sobre as coisas da cidade fundada pelo Padre Cícero. Eis nossa homenagem e demonstração de que precisamos conhecer cada vez mais a História da cidade onde — dependendo do integrante da equipe do Berro — residimos desde sempre ou há algum tempo. É aqui onde estão nossos familiares, nossos amigos, inúmeros artistas e tantas outras "figuras" que merecem ser lembradas. Essas pessoas fazem parte da história do município criado na Lei 1.028, datada de 22 de julho de 1911, assinada por Antônio Pinto Nogueira Accioly, então Presidente do Ceará, que em seu Artigo Primeiro rezava que "a povoação do Juazeiro, da Comarca do Crato, é elevada à categoria de vila e sede de município, com a mesma denominação".

Mas conferimos nesses últimos 100 dias que a Lei foi apenas uma parte da história: Juazeiro tornou-se município através de um desejo popular — liderado, é verdade, por políticos, escritores, padres, fazendeiros e outros famosos habitantes do vilarejo — no anseio de ver o lugar escolhido pelo Padre Cícero trilhar sua história de oração e trabalho enquanto cidade com autonomia política.

Juazeiro e a saga d’O Berro pro Centenário

No último dia 13 de abril propagava-se pela cidade: "estamos a 100 dias do Centenário de Juazeiro do Norte". E foi exatamente naquele dia que O Berro deu a largada em mais um "projeto": fazer uma postagem sobre algo relacionado ao Juazeiro, diariamente, até o dia 22 de julho.

Excelente ideia, mas com um contexto dificultoso: todos os integrantes de O Berro trabalham ou estudam em áreas distintas, e ninguém da equipe vive de jornalismo, de História ou de algo "fácil" de conciliar com essa missão de pesquisar muitas coisas sobre o Juazeiro e disponibilizar no blog diariamente. Não seria fácil e não haveria tempo para isso. Mas a equipe estava empenhada na ideia, o compromisso estava firmado com os leitores e cumpriríamos a missão.

Vale o registro de que já havia uma ligação intrínseca entre o Centenário de Juazeiro e O Berro: a logomarca (que está no início desta postagem), que todos veem espalhada pela cidade, é obra do berrista Reginaldo Farias, vencedor de um concurso público para a escolha da marca que estamparia todos os festejos do Centenário. Portanto, O Berro (através da arte de Reginaldo) de alguma forma já estava ligado a cada evento que se relacionasse ao Centenário de Juazeiro do Norte.

Voltando ao assunto das postagens diárias: ainda na etapa de análises, colhendo ideias, imaginando o que poderia ser feito nos próximos 100 dias, o relógio corria e cada berrista tinha que virar um pouco Jack Bauer: 24 horas em busca de cumprir um objetivo, no caso, uma nova postagem sobre o Juazeiro. Aos trancos e barrancos, com uns dias sobrando assunto, noutros dias faltando ideias, prosseguimos na contagem regressiva. E agora podemos dizer: chegamos! 22 de julho de 2011 no calendário e 100 postagens no marcador "Centenário de Juazeiro do Norte". Tudo armazenado e à disposição no blog, só conferir!

Agora nos resta fazer um balanço e compartilhar com todos o que a equipe d’O Berro tirou dessa experiência. Primeiramente, registramos a satisfação de hoje sabermos um pouco mais sobre a rica (e curiosa) história de Juazeiro do Norte e termos a oportunidade de compartilhar isso com quem acompanhou nossas postagens ao longo dos 99 dias que antecederam essa data comemorativa. Através das pesquisas para cada novo assunto abordado, fizemos leituras, assistimos a vídeos e buscamos fotos, sempre aprendendo algo mais sobre o crescimento do município e da Região do Cariri.

Hoje percebemos, ainda mais, a fortuna simbólica que há nas manifestações no meio popular, na cultura, na religiosidade e na arte juazeirense. Não podemos ignorar a riqueza das histórias que revelam personagens míticos como Padre Cícero, Beata Maria de Araújo, Floro Bartolomeu, José Marrocos, etc. E cada um que faça seu julgamento, se esses e tantos outros personagens são heróis ou vilões, mas que o faça baseado no conhecimento de muitos episódios que ocorreram nas terras caririenses.

De épocas distintas, também devemos conhecer e admirar as histórias que surgem do povo e para o povo, gerando lendas, produzindo mitos: personagens como Príncipe Ribamar, Seu Lunga, Beato José Lourenço, Penitentes Aves de Jesus, e tantos outros. Adentrando no terreno artístico, a lista aqui não caberia: Mestre Noza, Mestre Nino, Assunção Gonçalves, Luis Karimai, Dr. Raiz, Carroça de Mamulengos, Mestre Bigode, Dona Maria do Horto, Ciço Gnomo, Reisados, Maneiro-pau, Stênio Diniz, José Lourenço, Pedro Bandeira, João Bandeira, Cego Oliveira (e demais rabequeiros), artesãos, bandas de rock (e outros estilos), Di Freitas, Zabumbeiros Cariris, Geraldo Júnior, Francorli, cordelistas (“mauditos” ou não), Petrônio Alencar e tantos outros que completariam muito mais do que uma lista centenária. Todos os que fazem atividades artístico-culturais em Juazeiro são os que realmente divulgam um município que cresceu graças à religiosidade popular, a arte e o trabalho de seu povo.

Mas durante a expectativa para a chegada do Centenário também falamos dos aspectos urbanos, sociais e políticos de Juazeiro. Assim como abordamos coisas positivas e curiosidades, também criticamos problemas antigos e atuais da cidade. Sempre com o pensamento de que, se quisermos valorizar algo e demonstrar que gostamos, não podemos fechar os olhos para os problemas existentes, observando que sempre algo melhor pode ser feito para acompanhar o curso do tempo.

Em momento algum O Berro tinha a intenção de elogiar ou criticar algo referente à corrente política A, B ou C. Como é sabido, muitas das vezes criticar uma ação da Prefeitura (seja da atual administração ou de antigos gestores do município) logo soa para muita gente como que "defendendo" ou "detonando" o trabalho por ser de determinado lado político. Cumprimos a missão do Centenário cientes do nosso compromisso com a nossa opinião, e nada mais: elogios quando merecidos, críticas quando necessárias! Até porque todos precisam abandonar a mesquinharia politiqueira de ficar aplaudindo os erros do correligionário e ficar caluniando as boas ações do "adversário" político. E o Berro tem a consciência tranquila de ter postado críticas e elogios sem mencionar políticos juazeirenses, por saber que qualquer gestor eleito é apenas um administrador do bem público, e não dono de Prefeitura, Câmara dos Vereadores, etc. Repetimos: tudo isso valendo para os antigos, os atuais e os que porventura um dia assumirem cargos públicos na cidade.

Depois desse blá-blá-blá todo, moral da história: hoje decretamos o “encerramento” das postagens no marcador “Centenário de Juazeiro” (que continuará à disposição dos leitores, que poderão ler todo o material postado durante os 100 dias).

O Juazeiro no blog O Berro daqui pra frente

Mas nosso trabalho de retratar o Juazeiro, sua cultura, sua arte e personagens não param por aqui neste blog. Lembremos que o dia do Centenário encerra a contagem regressiva, mas inicia um novo período: o verdadeiro ano do Centenário. Nos próximos 365 dias é que Juazeiro realmente estará ostentando 100 anos de emancipação política. Considerando tal fato, a partir de agora utilizaremos o marcador Arquivo Cariri para as postagens sobre o Juazeiro e sua história e o marcador Cariri para assuntos recentes da cidade — mas não seguiremos no ritmo de postagens diárias (ufa!), passando a publicar [sobre Juazeiro] esporadicamente.

O conteúdo do Blog voltará a ter uma maior diversidade de assuntos, já que, durante os 100 dias, muito da nossa energia estava voltada para o compromisso diário de abordar os assuntos sobre a cidade "sonhada" pelo Padre Cícero Romão Batista.

Agradecemos o apoio de tantos amigos e leitores que acompanharam as postagens e que escreveram comentários no blog ou nas redes sociais. Continuaremos dispostos a disponibilizar textos, fotos e vídeos e receber o retorno, as críticas, as sugestões e colaborações de todos, que sempre foram tão importantes para o prosseguimento do trabalho d’O Berro.

Bem-vindo ao ano do Centenário de Juazeiro do Norte!

Equipe O Berro:
Hudson Jorge
Luís André Bezerra
Reginaldo Farias
Xico Fredson
Ythallo Rodrigues

.

7 comentários:

  1. Parabéns à todos do Berro. Conheço todos lá do CEFET. Acompanhei todas as postagens, realmente foi um ótimo trabalho de vocês. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Jocel, depoimentos como esse é que fazem o nosso trabalho valer a pena, e certamente muito mais coisa vem por aí, você nos conhece. Abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Grande Jocel!! Valeu por acompanhar e comentar, camarada. Digo o mesmo que Fredson. hehe
    e vou tentar até falar mais no blog sobre música, vamo vê em breve. hehe
    abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns berristas! Esse projeto das 100 postagens foi excelente, retratou com excelencia nossa cidade, assim como os problemas e dificuldades nossas. Apesar de não concordamos em todos os comentários tenho de parabenizá-los pela continuidade deste trabalho que vi nascer e crescer lá no nosso etfce (depois cefet e hoje ifce). O fato é que podemos sim comemorar o centenário de nossa cidade, esta cidade que nos acolheu e que nós, vocês, eu e todos os juazeirenses , ajudamos a crescer e se tornar essa metrópole do cariri que é hoje!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Saulo!

    O Berro é, essencialmente, um espaço de opinião. Lançamos a semente para discussão e o mundo virtual de hoje nos permite essa interação maravilhosa com os que nos leem. Assim como lançamos a nossa, gostamos de ver fervilhar por aqui e pelo mundo real as opiniões dos que por aqui passam.
    Volte sempre! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais, Saulo, eu chego a conclusão de que somos pessoas que tiveram a sorte de estar no lugar certo, ETFCE-Uned, na hora certa, e que aquele espaço nos propiciou oportunidades ímpares na vida de cada um, que soube aproveitá-las a sua maneira. Obrigado por continuar a acompanhar o nosso trabalho, cara.

    ResponderExcluir
  7. Jocel, assim como nós, você também é um herói nessa empreitada, por ter acompanhado o projeto postagem por postagem.
    rs
    Grande abraço,

    ResponderExcluir