quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicas de filmes por Wendell Borges # 02

Filme: Quarta B
Direção: Marcelo Galvão
Origem: Brasil
Ano de lançamento: 2005
Duração: 93 min.
Filme visto dia 02/10/2011

Comentário:
Dois anos após o lançamento de Quarta B, o roteirista e diretor Marcelo Galvão lançou em DVD o documentário Lado B: como fazer um filme sem grana no Brasil, mostrando os bastidores conturbados desta produção, que lembra filmes como 12 homens e uma sentença, no qual toda a ação transcorre em um único ambiente. Antes ou após conferir Quarta B é uma boa pedida assistir a este documentário supracitado, para que o espectador possa tomar ciência das dificuldades que muitos realizadores da sétima arte passam para ver seus projetos chegarem à exibição nas salas de cinema brasileiras. Também ajuda a enriquecer a visão, muitas vezes deturpada, com que vemos uma obra audiovisual, dificilmente parando para pensar em como é fácil ver tudo aquilo pronto na tela, mas o quanto é difícil a construção de toda aquela obra nos seus bastidores.

A trama de Quarta B acontece em uma sala de aula, onde uma professora de escola primária, o diretor, o zelador e quinze pais estão reunidos para descobrir quem foi o aluno que deixou um tijolo de maconha na sala de aula da 4ª série B. Mesmo pecando um pouco na montagem, o filme parece estender-se demais e apela para o surrealismo para poder dar razão à sua existência. Há momentos bem cômicos e cheios de ironia, e pelo esforço de todos em realizar um filme com pouquíssimos recursos financeiros, é um trabalho que merece atenção pela qualidade atingida. E como citei acima, não deixe de ver em seguida o documentário que mostra os bastidores da realização do filme e toda a batalha do diretor para ver sua obra finalizada.
Trailer:



Filme: Dentro da noite
Título original: They Drive by Night
Direção: Raoul Walsh
Origem: EUA
Ano de lançamento: 1940
Duração: 95 min.
Filme visto dia 29/09/2011

Comentário:
O estilo visual conhecido como Film Noir foi criado pelos norte-americanos e o termo foi cunhado pela primeira vez em 1946, pelo crítico francês Nino Frank (1904-1988), tendo sido difundido por outros historiadores e críticos de cinema ao longo da história. É utilizando estas características expressivas e visuais do Noir que o diretor Raoul Walsh (1887-1980) conduziu esta trama de assassinato, misturando intriga, drama e romance.

Durante a narrativa acompanhamos a vida difícil dos dois irmãos caminhoneiros chamados Joe e Paul Fabrini — interpretados respectivamente por George Raft e pelo grande ator Humprey Bogart —, a relação de Joe com a garçonete Cassie Hartley, interpretada pela bela Ann Sheridan, e ainda a relação amorosa conturbada do personagem de Raft com a inescrupulosa Lana Carlsen, interpretada por Ida Lupino (1918-1995). O roteiro foi escrito pelo famoso produtor Jerry Wald, responsável por diversos outros filmes do gênero escritos entre os anos de 1940 e 1960.
Trailer:

____

Wendell Borges (um alucinado por tudo que envolve o cinema) é formado em Letras e mantém o blog Arquivo X de Cinema: arquivoxdecinema.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário