quarta-feira, 30 de novembro de 2011

32 anos do lançamento do álbum 'The Wall', do Pink Floyd

Grifo nosso # 23

"(...) Sempre à parte, socialmente, das bandas da época (com exceção, por estranho que pareça, do The Who), o grupo [Pink Floyd] procurava, agora, expressar seu distanciamento do público. O resultado: um álbum conceitual sobre um astro pop desiludido que surta e acha que é um líder fascista. Nada que Tommy ou Ziggy já não tivessem feito. E a metáfora central — tijolos — não era exatamente excitante.

Então, a emoção está nos detalhes — uma produção elaborada até mesmo para os padrões grandiosos do Floyd, vocais no estilo Beach Boys falando sobre a escória e canções concisas, em especial o protesto de 'Another brick in the wall Pt. II' e a favorita dos fãs, 'Comfortably numb'.

O álbum foi um megassucesso de vendas, na linha de Dark side of the moon. Ficou seis meses entre os cinco mais vendidos da Billboard e liderou a parada durante 15 semanas. Duas décadas depois — de acordo com Roger Waters, principal compositor da banda — o disco ainda 'vende algo como quatro milhões de cópias por ano' (...)."

____
Bruno MacDonald, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Sextante, 2007).

Na nossa menção aos 32 anos de lançamento do disco The wall, lançado no dia 30 de novembro de 1979.

"Goodbye blue sky":


"Nobody home":

Nenhum comentário:

Postar um comentário