quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dicas de filmes por Wendell Borges # 06

Filme: Rumo ao sul
Título original: Vers le sud
Direção: Laurent Cantet
Roteiro: Robin Campillo, Laurent Cantet
Fotografia: Pierre Milon
Origem: França/Canadá
Ano de lançamento: 2005
Duração: 105 min.

Comentário: Um filme hipnótico, com momentos que vão do riso contido à angustiante reflexão sobre a frieza das relações humanas. O diretor alemão radicado na França, Laurent Cantet (1961), soube aproveitar ao máximo o talentoso elenco do filme: a atriz inglesa Charlotte Rampling (1946), por exemplo, esbanja charme e frieza para compor sua personagem.

A trama se passa na Haiti dos anos 70, onde um grupo de estrangeiros se hospeda num pequeno hotel paradisíaco à beira-mar. Entre eles, as norte-americanas Brenda (interpretada por Karen Young) e Ellen (interpretada por Charlotte Rampling). Elas disputam a afeição de Legba, um jovem gigolô haitiano de apenas 18 anos. Além de Ellen e Karen acompanhamos também a personagem Sue, interpretada pela atriz canadense Louise Portal (1950).

O roteiro escrito por Robins Campillo e Laurent Cantet é uma adaptação de três romances de Dany Laferrière, autor haitiano exilado durante a ditadura de Jean-Claude Duvalier. Destaque para a exuberante e belíssima fotografia de Pierre Millon.
Trailer:



Filme: Trotsky: A Revolução começa na Escola
Título original: The Trostky
Direção: Jacob Tierney
Origem: Canadá
Ano de lançamento: 2009
Duração: 120 min.
Filme visto dia 01/11/2011

Comentário: Filme indie realizado no Canadá com boa atuação do jovem ator Jay Baruchel, que interpreta um jovem burguês que acredita ser a reencarnação do líder marxista russo Leon Trotsky (1879-1940). A direção e o roteiro é do também canadense Jacob Tierney.

Muitas das piadas do filme podem ser melhor apreciadas por quem conhece um pouco sobre a vida de Leon Trotsky, intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do Partido Comunista. Os cinéfilos também irão reparar em um pesadelo recorrente do personagem principal, que sonha sendo o bebê que desce no carrinho pela escadaria de Odessa no famoso filme russo de Sergei Eisenstein, O Encouraçado Potemkin, realizado em 1925.
Trailer:

____

Wendell Borges (um alucinado por tudo que envolve o cinema) é formado em Letras e mantém o blog Arquivo X de Cinema: arquivoxdecinema.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário