sábado, 3 de dezembro de 2011

Dicas de filmes por Wendell Borges # 09

Filme: Meu amigo Totoro
Título original: Tonari no Totoro
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki, Cindy Davis Hewitt
Origem:
Japão
Ano de lançamento: 1988
Duração: 86 min.

Comentário: Com direção e roteiro do mestre Hayao Miyazaki, esta obra-prima da animação realizada em 1988 é uma das mais singelas e perfeitas obras de animação já concebidas. As duas encantadoras personagens, Mei e Satsuki, vivem alegres e angustiantes momentos de espera pela mãe doente, que está recuperando-se de uma forte gripe no Hospital. Enquanto esperam pela mãe, elas ajudam o pai e passeiam pelas plantações de milho, recebendo ajuda de um espírito protetor da floresta chamado Totoro (Espírito protetor da Floresta).

Esta animação foi a responsável por catapultar o sucesso de Miyazaki no ocidente. O sucesso de Totoro foi tão grande que ainda hoje ele é tido como um dos mais carismáticos personagens da animação japonesa — fazendo uma comparação, ele é tão famoso no Japão como o Ursinho Puff é para os ingleses. A aura de espiritualidade criada pela animação, entretanto, é bem diferente da proposta de animação do ursinho inglês.
Trailer:



Filme: A tortura do silêncio
Título original: I confess
Direção: Alfred Hitchcok
Roteiro: George Tabori e William Archibald, baseados na peça de Paul Anthelme
Origem: Estados Unidos
Ano de lançamento: 1953
Duração: 95 min.

Comentário: Alfred Hitchcock (1899-1980) dirigiu este suspense em 1953, com boa atuação de Anne Baxter (1923-1985), Montgomery Clift (1920-1966) e O.E. Hasse (1903-1978). Destaque para bela fotografia de Robert Burks (1909-1968) e a direção elegante de Hitchcock, que usa bem os closes, explorando os rostos de sofrimento de Baxter e Clift para dar a dramatização necessária ao enredo.

O filme narra a pressão psicológica que sofre o Padre William Logan (Clift) quando escuta um zelador da igreja, Otto Keller (Hesse), narrar que matou um homem chamado Vilette. Logan passa a ser suspeito do assassinato quando a polícia descobre que Ruth Grandfort (Baxter), com quem Logan teve um relacionamento antes de tornar-se padre, estava sendo chantageada por Villete por tê-la visto encontrar-se com Logan quando este voltou da guerra, estando ela já casada com um advogado. Logan, um religioso devoto, não quer revelar que fora Otto Keller o autor do crime.
Trailer:

____

Wendell Borges (um alucinado por tudo que envolve o cinema) é formado em Letras e mantém o blog Arquivo X de Cinema: arquivoxdecinema.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário