segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dicas de filmes por Wendell Borges # 10

Filme: Linha de passe
Título original: Linha de passe
Direção: Walter Salles e Daniela Thomas
Roteiro: George Moura e Daniela Thomas, com colaboração de Bráulio Mantovani
Elenco:
João Baldasserini (Dênis), Vinícius de Oliveira (Dario), José Geraldo Rodrigues (Dinho), Kaique de Jesus Santos (Reginaldo), Sandra Corveloni (Cleuza)
Origem:
Brasil
Ano de lançamento: 2008
Duração: 108 minutos

Comentário: Um drama daqueles que ao final deixa o espectador reflexivo e que mexe com suas emoções. Aquela sensação de anestesia, coisa de um mundo vivo mostrado na tela, sufocante, verdadeiro e intenso. Elenco de primeira e direção primorosa de Walter Salles e Daniela Thomas. Merecido prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes para a atriz Sandra Corveloni, no papel de Creuza. Vinícius de Oliveira, o garoto de Central do Brasil, também está excelente no papel de Dario. Filme obrigatório para os que ainda têm preconceitos com o cinema brasileiro.
Trailer:



Filme: Rio congelado
Título original: Frozen river
Direção: Courtney Hunt
Roteiro: Courtney Hunt
Elenco: Melissa Leo (Ray Eddy), Misty Upham (Lila Littlewolf), Michael O'Keefe (Policial Finnerty), Mark Boone Junior (Jacques Bruno), Charlie McDermott (T.J.), James Reilly (Ricky)
Origem:
Estados Unidos
Ano de lançamento: 2008
Duração: 97 minutos
Filme visto dia 26/02/2009 (53º filme visto em 2009)

Comentário: Um filme de interpretações. O rosto de sofrimento da atriz Melissa Leo (que faz o papel da mãe batalhadora chamada Ray Eddy) é a razão de ser do filme, juntamente com a atriz Misty Upham (interpretando a índia Mohawk Lila Littlewolf, também excelente em sua interpretação). Interpretações que esbanjam talento. O roteiro da também diretora Courtney Hunt, que envolve o espectador do início ao fim no drama das personagens, recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original, perdendo para Milk.

Melissa Leo também foi indicada ao Oscar 2009 de melhor atriz, mas perdeu o prêmio para Kate Winslet. Além da parte dramática, o filme explora a situação de pobreza a qual vivem muitos habitantes da fronteira Canadá/EUA: aqui apenas um recorte da área, a cidade de Massena no condado do rio Saint Lawrence, em Nova York.

Curiosidade: O orçamento de Frozen river foi de apenas US$ 1 milhão.
Trailer:

____

Wendell Borges (um alucinado por tudo que envolve o cinema) é formado em Letras e mantém o blog Arquivo X de Cinema: arquivoxdecinema.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário