terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas de filmes por Wendell Borges # 11

Filme: Fuga do passado
Título original: Out of the past
Direção: Jacques Tourneur
Roteiro: Daniel Mainwaring (romance/roteiro)
Elenco:
Robert Mitchum, Kirk Douglas, Jane Greer, Rhonda Fleming
Origem:
Estados Unidos
Ano de lançamento: 1974
Duração: 97 minutos

Comentário: Sombras e dúvidas; mistério crescente; alguns momentos de tédio; outros cheios de tensão; direção precisa do francês Jacques Tourneur (1904-1977). Trama baseada no romance Build My Gallows High, de Geoffrey Homes (pseudônimo de Daniel Mainwaring /1902-1977) e roteirizado pelo próprio. Robert Mitchum (1917-1997) excelente no papel de Jeff Bailey e a bela Jane Greer (1924-2001) esbanja sensualidade e frieza no papel de Kattie Moffat.

No elenco ainda temos Kirk Douglas (1916) no papel do gângster Whit Sterling. A fotografia de Nicholas Musuraca (1892-1975) é um destaque à parte
. Musuraca recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Fotografia P&B no ano seguinte, por seu trabalho no filme A Vida de um sonho (I Remember Mama).
Trailer:



Filme: The man from earth
Título original: The man from earth
Direção: Richard Schenkman
Roteiro: Jerome Bixby
Elenco: David Lee Smith, Tony Todd, John Billingsley, Ellen Crawford
Origem:
Estados Unidos
Ano de lançamento: 2007
Duração: 87 minutos

Comentário: Sem nenhum receio de estar exagerando na cotação: merecedor das cinco estrelas na cotação máxima. The Man from Earth é de uma simplicidade tão grande e tem uma trama tão envolvente que, após ser fisgado por sua história imaginativa, o espectador não consegue mais parar de vê-lo — pelo menos foi o que aconteceu comigo.

O filme desperta a imaginação, força o pensamento, tem um grande elenco — destaque, é claro, para o personagem John Oldman, interpretado por David Lee Smith (1963) — e com um custo baixíssimo, típico dos filmes independentes. É uma daquelas raridades que surgem de vez em quando e provam que quando se tem um bom elenco e um bom roteiro as trucagens eletrônicas e os efeitos especiais são completamente dispensáveis para despertar nossa imaginação.

A direção ficou por conta de Richard Schenkman (1958) e o roteiro começou a ser concebido nos anos 1960 e apenas finalizado em 1998, pelo escritor norte-americano Jerome Bixby (1923-1998), também autor do roteiro de alguns episódios da série original de Star Trek.

No elenco vale ressaltar a presença do ator William Katt, o Ralph Hinkley da série Super-Herói Americano e também Tony Todd (1954), famoso por sua atuação no filme O Mistério de Candyman e em vários seriados de TV, incluindo Star Trek.
Trailer:

____

Wendell Borges (um alucinado por tudo que envolve o cinema) é formado em Letras e mantém o blog Arquivo X de Cinema: arquivoxdecinema.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário