quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Exposição 'Paradoxos da matéria' no SESC Crato



A exposição Paradoxos da Matéria é composta de diversas obras produzidas por jovens artistas da região do Cariri cearense, como parte de investigações plásticas realizadas no âmbito do curso de licenciatura em Artes Visuais da URCA – Universidade Regional do Cariri.

As obras realizadas tensionam os limites dos suportes, exploram possibilidades plásticas de objetos ordinários, apresentam situações efêmeras, equilíbrios perenes, atritos da forma, materiais voláteis e perecíveis, ações repetitivas e protocolares em gestos persistentes que incidem sobre o suporte, metamoforseando-o.

Os materiais são os mais vastos, que vão desde itens banais, tomados de situações cotidianas e que são resiginificados nas obras, como balões, elásticos, plásticos coloridos e garrafas de vidro, a materiais afetivos, como fragmentos, restos ou dejetos do corpo. A exposição apresenta ainda obras que dialogam com a estética empresarial para construir trabalhos críticos com potência política, como uma empresa fictícia que vende o perfume Le Demon, composto de saliva e sêmen; uma empresa que produz água contaminada de esgoto, que é colocada à venda no dia da abertura da exposição; ou ainda o Banco da Arte, que propõe ironicamente a proliferação da Arte por meio da disponibilização da carga genética de agentes culturais, apresentando ao público a catalogação do material genético do projeto e a descrição minuciosa do perfil dos doadores, como críticos, curadores e artistas.

A exposição abarca, desta forma, situações paradoxais que testam os limites dos suportes e materiais, pensados em seus aspectos plásticos, ideológicos e políticos. (texto da produção do evento)
____

Exposição Paradoxos da Matéria
Artistas: Cimara Teotonio, Diego de Oliveira, Edvânia Santos, Joseph Olegário, Jefferson Lima, Juliana Silva, Karol Luan Oliveira, Rachel Gomes, Silvanira Pereira e Vivian Santos (alunos de Licenciatura em Artes Visuais da URCA)
Curadoria: Ruth Sousa
Abertura: quinta-feira, dia 09 de fevereiro de 2012, às 19h
Local: Galeria de Artes Visuais do SESC Crato
Período de visitação: de 10 de fevereiro a 16 de março de 2012
+ info: (88) 3586.9150.

Nenhum comentário:

Postar um comentário