sexta-feira, 4 de maio de 2012

75 anos da morte de Noel Rosa

Grifo nosso # 29

"Menino de classe média, nascido e criado no musical bairro de Vila Isabel, Noel de Medeiros Rosa construiu sua fulgurante carreira entre 1929 e 1937 (...). Não há exemplo de letrista que tenha produzido tanto, e com tanta qualidade, em tão pouco tempo. (...)

Poeta inventivo, Noel falava de amor com comicidade, fazia crítica social e comentava com muita propriedade as transformações de seu tempo. (...)

As letras de Noel Rosa eram inovadoras para a época. Isso explica por que seus maiores sucessos foram músicas de carnaval (a exemplo de 'Com que roupa?' e 'Pierrot apaixonado', parceria sua com Heitor dos Prazeres). Seu legado passou a ser mais bem compreendido após sua morte, demonstrando a cada dia a vitalidade e a modernidade de seus versos. Não é à toa que Noel é ainda hoje muito revisitado por novos intépretes.

Poucos compositores cantaram o Rio melhor que Noel. O Rio das gírias, dos costumes, da malandragem, da graça, da delegacia policial, do revólver, do xadrez, do Tarzan, dos bairros, da sua querida Vila Isabel."

____
André Diniz, no seu Almanaque do samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir (Jorge Zahar Editor, 2006).

Em nosso registro pelos 75 anos de falecimento de Noel Rosa, completados hoje, dia 04 de maio de 2012.

"Conversa de botequim" (Vadico / Noel Rosa), pelo MPB-4 (disco Feitiço carioca, 1987).

Nenhum comentário:

Postar um comentário