segunda-feira, 24 de setembro de 2012

21 anos do lançamento do disco 'Nevermind', do Nirvana

Grifo nosso # 42

"(...) O álbum [Nevermind] consolidou imediatamente Kurt Cobain como um dos cantores de rock mais diferenciados, capaz de interpretações vocais dilacerantes. Ele era também um compositor dotado de sensibilidade genuína e grande originalidade. A primeira música, a hoje clássica 'Smells Like Teen Spirit', alterna versos suaves com um refrão gritado, possuindo um riff memorável. 'Tentei escrever a melhor música pop de todos os tempos. Estava tentando soubar o estilo dos Pixies', disse Cobain mais tarde. 'Come As You Are' contém outro riff inesquecível. As letras de Cobain são satíricas, contraditórias e perturbadoras. 'Terrotorial Pissings' é positivamente desarticulada, uma confusa viagem barulhenta pela poderosa bateria de Dave Ghrol. Mas o álbum também consegue chocar em volumes mais baixos: 'Polly' é uma narrativa acústica sinistra e obscura sobre uma garota sequestrada, enquanto 'Something In  The Way', acompanhada por um violoncelo choroso, evoca uma época em que Kurt dormia nas ruas.

Completamente adequada ao disco, a capa é ao mesmo tempo chamativa e perturbadora, um comentário irônico sobre o materialismo humano. O protagonista é o pequeno Spencer Elden, de 5 meses; o anzol e o dólar foram sobrepostos depois.

Nevermind, um best-seller mundial, detonou Michael Jackson e o seu disco Dangerous do primeiro lugar da Billboard. Kurt mais tarde reclamou do esmerado som do álbum — a banda teve que se esforçar para equilibrar a balança com In Utero, o álbum seguinte. Mas o poder de Nevermind, assim como a sutileza de suas composições, iria inspirar toda uma geração de músicos."
____
Robert Dimery, no livro 1001 discos que você precisa ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Postagem neste 24 de setembro de 2012, data em que o disco completa 21 anos de seu lançamento (lançado no dia 24 de setembro de 1991).

"Lithium" (Kurt Cobain / Dave Grohl / Krist Novoselic):

Nenhum comentário:

Postar um comentário