sexta-feira, 5 de outubro de 2012

50 anos do lançamento do primeiro disco dos Beatles



Há exatos 50 anos, no dia 5 de outubro de 1962, era lançado na Inglaterra o primeiro single dos Beatles. No lado A, a faixa "Love Me Do" e, no lado B, "P.S. I Love You". Com esse registro, foi dada a largada da banda para a História.

Grifo nosso # 45

"'Love Me Do' foi o primeiro grande sucesso dos Beatles na Inglaterra e, assim como a imagem do grupo, era bem estranha para a uma geração acostumada a ouvir um pop insípido tocado por homens com cabelo curto e sorriso largo.

A letra de 'Love Me Do' era a mais básica possível, com muitas palavras de uma só sílabada e 21 repetições de 'love'. 'I love tou forever so please love me in return' era tudo o que a letra tinha a dizer. O que a destacou das canções amor adolescentes da época foi o verniz gospel-blues da voz — efeito acentuado pela gaita de John e pela harmonia levemente melancólica (quando listou os tipos de música que gostava de ouvir, em enquete da New Musical Express de 15 de fevereiro de 1963, John citou, entre outros estilos, o r'n'b e o gospel).

Em 1962, o astro americano Bruce Channel teve muito sucesso no Reino Unido com 'Hey Baby', que trazia um solo de gaita de Delbert McClinton, músico de Nashville. John ficou impressionado e, quando conheceu McClinton, em junho de 1962, no Tower Ballroom, New Brighton, onde os Beatles estavam fazendo o show de abertura para Channel, pediu que ele o ensinasse a tocar.

'John estava muito interessado em gaita e, quando fomos fazer outras apresentações com os Beatles, ele e eu passamos muito tempo juntos', conta McClinton. 'Ele queria que eu lhe ensinasse tudo o que pudesse. Ele queria tocar. antes do fim desse período  que passamos juntos, ele já tinha a própria gaita a postos no bolso.' Os Beatles só  gravaram 'Love Me Do' três meses depois, e John pôde incluir um inconfundível solo de gaita.

Ele continuou tocando gaita nos dois singles seguintes, 'Please Please Me' e 'From Me To You', além de em seis outras faixas, incluindo 'Little Child' (With The Beatles) e 'I Should Have Know Better' (A Hard Day's Night). A última vez que ele usou o instrumento em estúdio foi em 'I'm A Loser' (Beatles For Sale), gravado em agosto de 1964.

'Love Me Do' foi incluída no primeiro EP de quatro faixas do grupo, com texto de capa escrito por Tony Barrow, um jornalista de Lancashire que trabalhava como assessor de imprensa da banda na ocasião. Os comentários de Barrow sobre as quatro faixas ('From Me To You', 'Thak You Girl', 'Please Please Me' e 'Love Me Do') foram surpreendentemente visionários.

'As quatro faixas deste EP foram selecionadas do The Lennon and McCartney Songbook', ele escreveu. 'Se a descrição parece pretenciosa, sugiro que você guarde esta capa por dez anos, exume-a de sua coleção em algum momento de meados de 1973 e me escreva uma carta bem agressiva se nos anos 1970 os amantes do pop não estiverem se referindo a pelo menos duas dessas composições como os primeiros exemplos do estilo beat moderno tirados do The Lennon and McCartney Songbook'."

Em 1967, quando se acreditava que todas as canções dos Beatles estavam repletas de mensagens e de significados e eles já haviam sido elevados à categoria de porta-vozes de uma geração, Paul comentou com Alan Aldridge em uma entrevista para o Observer: 'Love Me Do' foi nossa canção mais filosófica... porque o fato de ser verdadeira faz dela uma canção incrivelmente simples'."

"Love Me Do"
Autoria: Lennon / McCartney
Duração: 2'22
Lançamento do single britânico: 5 de outubro de 1962
Posição na parada britânica: 4
Lançamento do single nos EUA: 27 de abril de 1964
Posição na parada americana: 1
____

Steve Turner, no seu livro The Beatles: a história por trás de todas as canções. Trad. Alyne Azuma (Cosac Naify, 2009).

"Love Me Do" (Lennon / McCartney):

Nenhum comentário:

Postar um comentário