domingo, 28 de outubro de 2012

Stevie Wonder: 40 anos do lançamento do álbum 'Talking Book'

Grifo nosso # 53



"A foto simbólica de Stevie Wonder, feita por Robert Margouleff — o cantor está usando uma túnica africana, sentado na terra e mergulhado em pensamentos — transmite a visão solitária do mundo oferecida pela trilogia de obras-primas lançadas por ele no início dos anos 70. Mas a capa (que mostra Wonder sem os tradicionais óculos escuros) também sugere que Talking Book é um álbum confessional sobre o amor e a perda, como convinha a um artista que tinha acabado de se separar (da cantora Syreeta Wright, que escreveu as letras de duas faixas lentas deste disco).

A música que abre o disco, 'You Are The Sunshine Of My Life', porém, é bem para cima, um hino ao poder redentor do amor, escrito antes da interrupção do contrato de Wonder com a Motown (nesse intervalo, ele compôs os clássicos autorais do soul que formam boa parte do disco). Mas o funk paranoico e pantanoso de 'Maybe Your Baby' (toda tocada por Stevie, com a exceção do solo do guitarrista Ray Parker Jr.) dá o tom verdadeiro e incerto do LP. 'You And I' questiona a fragilidade do amor, embalada pela sonoridade arrebatadora de seu piano mágico e do trabalho intenso de Margouleff e Malcolm Cecil nos sintetizadores. E 'Superstition', com os riffs de clavinet inspirados em Jeff Beck, mostra um olhar cínico e magoado sobre o amor livre, em cima do funk mais selvagem composto por Wonder.

O álbum fecha com uma nota de esperança, ausente do disco que lançou dois anos depois, Fulfillingness' First Finale. Em" 'I Believe', o coração de Stevie está machucado, mas sua fé no amor permanece intacta. Mais tarde, ele escreveu canções de amor que chegaram ao topo das paradas, mas nunca mais seria tão pessoal e tão cheio de mágoa e sabedoria como em Talking Book. O título se refere a um livro que fala — este livro era o coração de Stevie Wonder e falava com toda a sinceridade."

Selo | Motown
Produção | Stevie Wonder
Projeto gráfico | RobertMargouleff
Nacionalidade | EUA
Duração | 43:26
____
Mark Bennett, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Talking Book foi lançado há 40 anos: no dia 28 de outubro de 1972.

"Superstition" (Stevie Wonder):

Nenhum comentário:

Postar um comentário