terça-feira, 27 de novembro de 2012

70 anos do nascimento de Jimi Hendrix



Grifo nosso # 58

"Jimi Hendrix explodiu nossa ideia do que o rock poderia ser: ele manipulou a guitarra, a alavanca, o estúdio e o palco. Em músicas como 'Machine Gun' ou 'Voodoo Child', seus instrumentos são como uma vareta sensorial dos turbulentos anos 60 — dá para ouvir os tumultos nas ruas e as bombas de napalm explodindo em sua versão para Star-Splanged Banner.

Seu estilo de tocar era sem esforço. Não há um minuto de sua carreira gravada que deixe transparecer que ele está dando duro naquilo — parece que tudo flui através dele. A música mais bonita do cânone de Jimi Hendrix é 'Little Wing'. É simplesmente essa coisa linda que, como guitarrista, você pode estudar a vinda inteira e não tocar, nunca penetrar nela da forma como ele faz. Hendrix tece uniformemente acordes com trechos de uma só nota e usa sequências de acordes que não aparecem em nenhum livro de música. Seus riffs eram um demolidor funk pré-metal e seus solos eram uma viagem elétrica de LSD até as encruzilhadas, onde ele humilhava o diabo.

Há discussões sobre quem foi o primeiro guitarrista a usar feedback. Não tem importância, porque Hendix usou melhor do que ninguém: pegou o que se tornaria o funk dos anos 70 e o fez atravessar uma pilha de amplificadores Marshall, de uma forma que ninguém fez desde então.

É impossível pensar no que Jimi estaria fazendo agora; ele parecia ter uma personalidade bem volátil. Seria um político idoso do rock? Seria Sir Jimi Hendrix? Ou estaria fazendo uma temporada em Las Vegas? A boa notícia é que seu legado está garantido como o maior guitarrista de todos os tempos."
____

Tom Morello, na matéria especial "Os 100 maiores guitarristas de todos os tempos", na revista Rolling Stone (Brasil), edição 65, de fevereiro de 2012.

Postagem neste 27 de novembro de 2012, data em que Jimi Hendrix completaria 70 anos.

"Hear My Train A Comin'" (Jimi Hendrix):

Nenhum comentário:

Postar um comentário