domingo, 6 de janeiro de 2013

Abertura da 5ª edição da Mostra 21, com filme de Tommy Lee Jones



Abertura da Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Os três enterros de Melquíades Estrada
Título original: The Three Burials of Melquiades Estrada
Direção: Tommy Lee Jones
Roteiro: Guillermo Arriaga
Elenco: Tommy Lee Jones, Barry Pepper, Julio Cedillo, Dwight Yoakam e January Jones
Duração: 121 minutos
Ano: 2005
País de origem: Estados Unidos/França.

"Um homem recebe um tiro e seu corpo é queimado em uma região inóspita do Oeste do Texas. O corpo é encontrado e enterrado em um cemitério da cidade de Van Horn. Desconfiado dos acontecimentos, um fazendeiro local - Pete Perkins - sequestra um policial da fronteira para forçá-lo a reconhecer o corpo. Com o prisioneiro na cidade e o morto carregado por uma mula, Pete parte em jornada pelo México em busca da verdade sobre o assassinato deste homem e cumprir a promessa de enterrá-lo em sua cidade natal, no México." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver com o inimigo
Breve comentário por Elvis Pinheiro

Em Antígona, tragédia que encerra a trilogia tebana de Sófocles, a filha de Édipo tenta contra tudo e contra todos dar um enterro digno ao seu irmão, nem que isso custe a sua própria vida. Em Os três enterros de Melquíades Estrada, um amigo sincero tenta fazer o mesmo por seu companheiro morto traiçoeiramente por um policial. A honradez e a lealdade aos princípios, da mesma forma que movem Antígona, também levam o capataz Pete Perkins a cumprir a promessa feita ao defunto de enterrá-lo em solo mexicano.

Justiça, vingança, perseverança, coragem e honra são agentes catalisadores de cada passo dado em direção à cova certa. Por duas vezes a vontade de Melquíades Estrada foi desrespeitada e ele próprio tratado como um lixo forasteiro e estrangeiro. O seu terceiro e definitivo enterro tem que ser, além de reparador, reabilitador da honra perdida. Aquele corpo em decomposição transportado por terras quentes e secas pelo justiceiro e pelo policial criminoso é mais que um corpo, é o símbolo de que naquela morada habitou um grande e respeitável homem.

Passo a passo da trajetória, o policial vai expurgando o seu crime e tornando-se puro e bom. E em sua procura pelo Bem num tempo sem bondades, o capataz alcançará a beleza de ser o Redentor.

Abertura da 5ª edição da Mostra 21
Exibição na segunda-feira, 07 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Crato. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário