segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

'Cópia fiel', filme de Abbas Kiarostami, em exibição na Mostra 21



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme Cópia fiel
Título original: Copie Conforme
Direção: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Elenco: Juliette Binoche, William Shimell e Jean-Claude Carrière
Duração: 106min
Ano: 2010
País de origem: Bélgica/Itália/França

"Essa é a história do encontro entre um homem e uma mulher, em um pequeno vilarejo ao sudoeste de Toscana. O homem, um escritor britânico que acabara de dar uma palestra em uma conferência. A mulher, francesa, dona de uma galeria de arte. Os diálogos desse filme são muito originais por mais que toda a situação pareça uma cópia de inúmeros relacionamentos." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver com originalidade
Breve comentário por Elvis Pinheiro

O filme do iraniano Abbas Kiarostami se passa numa linda região da Itália num dia em que um autor inglês dá uma palestra sobre a questão do que é cópia e do que é original, tema de seu último livro, lançado no evento. Na plateia, uma antiquária francesa residente no lugar.

Este é o ponto de partida para outro filme de estrada originalíssimo que o tempo todo nos pergunta o que é cópia e o que é original nos relacionamentos, nas atitudes e não apenas nas obras de arte. Onde está o disfarce e de que maneira se configuram as máscaras que escondem o real.

Juliette Binoche (“A Liberdade é Azul”, “A insustentável Leveza do Ser”, “Caché”) é perfeita para obras de grandes diretores que necessitam de uma atriz inteligente e de olhar transparente, capaz de nos mostrar os pequenos e indispensáveis detalhes do que se passa dentro da personagem.

Estamos diante de um filme da PALAVRA que tem muito a dizer e que faz isso amparado em diálogos magníficos e instigantes. Um aviso que considero importante: os não-iniciados (refiro-me àqueles que nunca viram filmes europeus, muito menos de diretores iranianos, num ritmo completamente diferente do hollywoodiano ou nunca foram a uma MOSTRA 21 ou numa das salas de cinema alternativo) pode ser que saiam confusos; os já acostumados sairão extasiados.

5ª edição da Mostra 21
Exibição na segunda-feira, 21 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Crato. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário