domingo, 13 de janeiro de 2013

Mostra 21 exibe 'A História Real', de David Lynch



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme A história real
Título original: The straight story
Direção: David Lynch
Roteiro: John Roach e Mary Sweeney
Elenco: Richard Farnsworth, Sissy Spacek e Jane Galloway Heitz
Duração: 112min
Ano: 1999
País de origem: Estados Unidos/França/Reino Unido

"O Viúvo Alvin Straight, vive numa comunidade rural no estado de Iowa, com sua filha Rose. Numa noite Rose recebe um telefonema com a notícia de que Lyle, o irmão mais velho de Alvin, sofreu um derrame. Alvin, então, passa a refletir sobre a vida e os motivos de dez anos de distância entre eles e decide: vai visitá-lo antes que seja tarde demais. Com a visão prejudicada e sem dinheiro, Alvin, orgulhoso demais para pedir ajuda, resolve fazer a longa viagem pelo único meio que lhe é possível: no seu cortador de grama. Serão quase 500 quilômetros numa emocionante viagem de encontros e surpresas." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver num mundo/tempo que corre noutro ritmo
Breve comentário por Elvis Pinheiro

O nosso ritmo é tão determinante a ponto de fazer com que percebamos tudo ao nosso redor de maneira diferente por causa disto? As pessoas mais velhas vivem vários tempos, vários mundos. Estão neste, contemporâneos a todos nós, e em outro tempo gerador de outro mundo que é aquele de sua juventude.

Quando David Lynch o cineasta do bizarro, responsável por clássicos como Veludo Azul, Coração Selvagem e O Homem Elefante (todos já exibidos no Cine Café), leu a matéria num jornal sobre o velho Straight que resolveu atravessar os EUA dirigindo um cortador de grama para ir visitar o irmão doente, ele se deparou com uma verdadeira história bizarra.

Cada momento desse filme é uma grande lição dada por espécie de “Mestre Samurai”, na verdade, um velho soldado norte-americano ex-combatente e sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Todas as estações desta narrativa mandam um recado direto para o espectador para que saibamos valorizar o essencial na vida.

Um dos filmes de estrada mais tocantes e originais que já vi. E uma obra-prima ignorada.

5ª edição da Mostra 21
Exibição na segunda-feira, 14 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Crato. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário