sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mostra 21 exibe 'O enigma de Kaspar Hauser', de Werner Herzog



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Sessão Cine Café
Exibição do filme O enigma de Kaspar Hauser
Título original: Jeder für sick und gott gegen alle
Direção: Werner Herzog
Roteiro: Werner Herzog, Jakob Wassermann
Elenco: Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira, Willy Semmelrogge
Duração: 110 minutos
Ano: 1974
País de origem: Alemanha

"Kaspar Hauser foi encontrado numa praça em Nuremberg no século XIX deixado não se sabe por quem que o criou isolado do mundo numa torre. Ele nunca viu nada das coisas do mundo e se torna imediatamente alvo da curiosidade de cientistas e do povo em geral. Filme incrível sobre as fronteiras de linguagem." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver com esteriótipos limitadores
Breve comentário por Elvis Pinheiro

Filme essencial para pedagogos, comunicadores, linguistas, filósofos da linguagem, semiólogos, psicólogos, artistas. O mundo é como o vemos ou não se pode, propriamente, ver o mundo?

Um homem cresceu sem conhecer absolutamente nenhum outro ser humano, animal ou elemento de nossa sociedade. Não sabe para que servem as coisas que nós achamos que só servem que nós achamos que só servem para algo determinado.

Kaspar Hauser é um enigma real que existiu e espalhou incredulidade na Alemanha do século XIX. O grande enigma não é saber de onde ele veio, mas ter consciência de que tudo ao nosso redor é uma grande incógnita em busca do sentido que lhe impomos aleatoriamente.

O título original em alemão é “Cada um por si e Deus contra todos”. O que será que o diretor Werner Herzog quis nos dizer quando deu ao seu filme este nome?

5ª edição da Mostra 21 - sessão Cine Café
Exibição no sábado, 12 de janeiro de 2013, às 17h30min
No Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário