sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

'O Ciúme Mora ao Lado', filme de Mika Kaurismäki, em exibição na Mostra 21



Mostra 21 - edição 2013 (com mediação de Elvis Pinheiro)
Exibição do filme O ciúme mora ao lado
Título original: Haarautuvan rakkauden talo
Direção: Mika Kaurismäki 
Roteiro: Mika Kaurismäki, Sami Keski-Vähälä
Elenco: Hannu-Pekka Björkman, Elina Knihtilä, Kati Outinen, Antti Reini
Duração: 102 minutos
Ano: 2009
País de origem: Finlândia

"É verão na Finlândia e os casais se divertem em jantares ao ar livre ou em banhos de lago noturnos. Mas a consultora de negócios Tuula e o terapeuta familiar Juhani estão em pé de guerra. Por mais que tenham concordado em se divorciar de forma civilizada, antes de venderem a casa, os dois fazem de tudo para provocar ciúmes um no outro. Assim, Tuula convida um charmoso piloto de avião para um jantar na casa deles, e Juhani, por sua vez, se vinga contratando uma prostituta para se passar por sua amante. Sentimentos antigos afloram e os dois embarcam numa disputa sem fim." (sinopse da divulgação do evento)

A difícil arte de conviver com a pessoa de quem você se separou
Breve comentário por Elvis Pinheiro

Adoro filme estranho! (E alguns dirão: "nota-se!"). Da Finlândia já havia curtido e exibido O Homem Sem Passado do irmão de Mika Kaurismäki, o também cineasta, Aki Kaurismäki. Os dois filmes dividem o mesmo tipo de humor ou a Finlândia tem um povo muito estranho.

Temos atitudes estranhas e reações as mais absurdas já vistas pelo cinema contemporâneo dentro de situações completamente plausíveis. O estranho não é que a cena seja impossível dentro do plano da realidade, tal como vemos em filmes de realismo fantástico, mas porque podemos nos perguntar durante a exibição: "é pra rir?". Tem gente que pode fazer uma careta de verdadeiro estranhamento.

Um casal, civilizadamente, se separa e enquanto não vendem a casa resolvem permanecer morando juntos sob o mesmo teto. Num país com índices altíssimos de divórcio é a oportunidade de descobrir o que impede a tão sonhada felicidade conjugal.

5ª edição da Mostra 21
Exibição na sexta-feira, 25 de janeiro de 2013, às 19h
No SESC Crato. Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário