sábado, 31 de agosto de 2013

Álbum 'Innervisions', de Stevie Wonder: 40 anos do lançamento

Grifo nosso # 70



"Innervsions completou uma trilogia iniciada em 1972 com Music Of My Mind, fruto do surto de criatividade que se seguiu à renegociação do contrato de Wonder com a Motown, em que ele garantiu sua liberdade autoral. Lançado apenas sete meses depois de Talking Book, Innervisions, porém, não é a raspa do tacho. Como sugere a impressionante pintura da capa, de Efram Wolff, este foi o álbum mais ambicioso, amplo e, sim, visionário, de Wonder.

Antes do lançamento, o cantor levou jornalistas de olhos vendados em uma viagem de ônibus pela cidade de Nova York, para que experimentassem o cotidiano urbano da mesma forma que ele, e, em seguida, tocou o disco, com o grupo ainda vendado. Pode-se apenas imaginar como 'Living For The City' deve ter soado, esse thriller épico para os ouvidos (complementado por diálogos e efeitos sonoros) que conta a história de um garoto ingênuo do campo, que cai nas garras do crime, e da morte numa Big Apple corrompida. Os temas políticos dão o tom do álbum: a melancólica 'Visions', a funky 'Higher Ground' (mais tarde desconstruída pelo Red Hot Chili Peppers) e a latente 'Jesus Children Of America' falam de um país em ruptura. Mas Stevie Wonder não era um pregador: a alegre e sedutora 'He's Misstra Know-It-All' era política com 'p' minúsculo. E, como se fosse preciso provar sua versatilidade, havia a melodramática 'All In Love Is Fair', regravada por Frank Sinatra e Barbra Streisand.

'Eu sentia que algo muito, muito significativo estava para acontecer' contou Wonder sobre seu espírito poético naqueles tempos. De fato, um terrível acidente de carro durante a turnê - que deixou Wonder em coma e fez com que ele perdesse o olfato - sinalizou o início de um novo capítulo em sua carreira."

Selo | Motown
Produção | Stevie Wonder
Projeto gráfico | Mathieu Bitton
Nacionalidade | EUA
Duração | 44:12
____
Stevie Chick, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Lista de músicas
1. Too High (Stevie Wonder)
2. Visions (Stevie Wonder)
3. Living for the City (Stevie Wonder)
4. Golden Lady (Stevie Wonder)
5. Higher Ground (Stevie Wonder)
6. Jesus Children of America (Stevie Wonder)
7. All in Love Is Fair (Stevie Wonder)
8. Don't You Worry 'Bout a Thing (Stevie Wonder)
9. He's Misstra Know It All (Stevie Wonder)

Innervisions completou 40 anos de lançamento neste mês de agosto (álbum lançado no dia 3 de agosto de 1973).

"Living For The City" ao vivo, em 1974:

Nenhum comentário:

Postar um comentário