quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Alfred Hitchcock



por Elvis Pinheiro

Antes de saber que se tratava do Mestre do Suspense, conheci os filmes de Alfred Hitchcock, ainda criança nas programações da madrugada da TV. Os filmes que mais marcaram e me assustaram nessa época foram exatamente Os Pássaros, Festim Diabólico e, claro, Psicose. Este último, por sinal, me dava calafrios. Medo mesmo.

Um grande criador são suas criações. Sem rótulos, sem uma grife que diga que o tal é o tal e eu tenha que engolir sem acreditar nessa informação. Ele é o Mestre pela sua originalidade, por estabelecer modos de operar com a câmera, por desenvolver toda uma linguagem específica de um gênero considerado menor dentro do Cinema.

Ele foi homem e personagem ao mesmo tempo. Inseria-se em seus filmes em rápidas aparições e tornou sua figura gorda e com pouco cabelo uma imagem caricaturada de si, meio como fizeram Salvador Dalí com seu bigode e Woody Allen com seus óculos quadrados.

Queixou-se, e com razão, de nunca ter ganhado o Oscar de melhor diretor, e foi alçado à categoria de Gênio pelos jovens críticos e cineastas franceses da Nouvelle Vague, que escreviam na Cahiers du Cinema, em especial François Truffaut, que numa longa entrevista analisou filme a filme a obra do inglês que firmou sua carreira em Hollywood.

Hitchcock me conquistou pela sofisticação perversa, pelo charme com humor, pela sexualidade que emana de suas histórias, de seus personagens. O olhar do psicopata por um pequeno buraco, onde observa a futura vítima, tomando banho no chuveiro; os dois amigos, evidentemente homossexuais, tentando esconder o corpo de um terceiro enquanto conversam com os pais e namorada do morto; a Natureza se rebelando sem aviso contra a humanidade; o olhar de um fotógrafo para a vida particular de seus vizinhos (Janela Indiscreta).

Com Hitchcock descobrimos o prazer em ver. O voyeurismo é descarado e cúmplice. Um cinema que não envelhece por conta do desenho clássico e por trabalhar com os aspectos mais primitivos e particulares da alma humana. O espanto da criança continua ressoando no adulto que fica cada vez mais fã e reafirmador da genialidade do Mestre. Mestre, sim senhor.
____

Elvis Pinheiro é editor da Revista Sétima e professor. Desde 2003 é Mediador de Cinema no Cariri cearense.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 03, de 25 de setembro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário