domingo, 22 de dezembro de 2013

Ensaio Sobre a Cegueira: 'se podes ver, olha; se podes olhar, repara'



por Elvira Cardoso

Os personagens sem nome, uma epidemia repentina, a falta de humanidade e uma cegueira branca causada pelo excesso de claridade são os elementos que fazem a obra Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. O romance traz questões sociais que refletem sobre a política e a sociedade dos dias atuais. A cegueira dos personagens faz eles viverem com a falta de pudor, higiene e devastação dos valores físicos e morais.

Cada parágrafo de tortura no livro escrito por Saramago é retratada detalhadamente em cada cena do filme adaptado e dirigido por Fernando Meireilles. Os recursos audiovisuais ajudam o expectador a sentir as mesmas emoções que a mente cria durante a leitura, o que não é um trabalho muito fácil para um diretor porque a leitura proporciona uma imaginação mais ampliada e todos os leitores automaticamente criam em suas mentes cenas das quais cada parágrafo remete. É importante ressaltar que antes de ser um diretor, Meirelles foi um leitor e colocou nesta produção cinematográfica a sua interpretação do romance que comove, causa indignação e repugnância em cada ser humano com uma perspectiva muito próxima da realidade cotidiana.

Como está escrito na própria obra literária, «se podes ver olha, e se podes olhar repara» a conclusão fica a critério de cada «especta-leitor», na construção do olhar e interpretação cinematográfica e literária.
____

Elvira Cardoso é colaboradora do Grupo de Estudos Sétima de Cinema e Revista Sétima.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 02, de 18 de setembro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário