domingo, 26 de janeiro de 2014

Programação da 3ª semana da Mostra 21 - Biosfera XXI: o Poder e o Capital



Mostra 21 - Biosfera XXI: o Poder e o Capital
De 13 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014

Programação da terceira semana (de 27 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014) 
Entrada gratuita.
____


27.jan (seg), 15h, SESC Juazeiro:
(Mostra de Cinema Político Brasileiro - Homenagem ao Diretor Leon Hirszman)
DEIXA QUE EU FALO (Dir. Eduardo Escorel, Brasil, 2007, 74min)

Documentário sobre o diretor do Cinema Novo, Leon Hirszman, realizado por seu amigo e companheiro de trabalho. O filme refaz a trajetória do cineasta através de sua obra e de imagens de arquivo. Usando inúmeros depoimentos do próprio Leon, Eduardo Escorel traça a síntese das esperanças e das frustrações de toda uma geração.


27.jan (seg), 19h, SESC Crato:
O VENDEDOR (Le vendeur, Dir. Sébastien Pilote, Canadá, 2011, 107min)

Aos 67 anos, Marcel Léves é um vendedor de carros que se define pelo seu trabalho e se orgulha de ter se mantido no posto de vendedor do mês por dezesseis anos consecutivos. Diante de uma crise financeira na sua cidade, Marcel é forçado a rever seus planos de vida.


28.jan (ter), 15h, SESC Juazeiro:
(Mostra de Cinema Político Brasileiro - Homenagem ao Diretor Leon Hirszman)
SÃO BERNARDO (Dir. Leon Hirszman, Brasil, 1972, 111min)

Adaptação do romance de Graciliano Ramos. Trajetória de Paulo Honório, sertanejo de origem humilde, determinado a ascender socialmente.


28.jan (ter), 19h, SESC Crato:
O CORTE (Le couperet, Dir. Costa-Gavras, Bélgica/França/Espanha, 2005, 122min)

Após quinze anos de leais serviços como executivo de uma fábrica de papel, Bruno D. é despedido com centenas dos seus colegas devido a corte de despesas.Três anos se passam sem que ele encontre um novo emprego. Agora ele está disposto a tudo para conseguir um novo posto, inclusive partir para a ofensiva.


29.jan (qua), 19h, SESC Juazeiro:
O PODEROSO CHEFÃO – Parte III (The Godfather: Part III, Dir. Francis Ford Coppola, EUA, 1990, 162min)

Uma das maiores sagas da história do cinema continua. Nesta terceira parte da trilogia épica dos Corleone, Al Pacino revive o papel de Michael Corleone, o poderoso líder da família. Agora na casa dos sessenta anos, ele é dominado por duas obsessões: libertar sua família do crime e encontrar um sucessor adequado. O sucessor poderá ser Vincent que também poderá ser a faísca que transformará a esperança de legitimidade de Michael em um inferno de violência mafiosa.


30.jan (qui), 15h, SESC Juazeiro:
(Mostra de Cinema Político Brasileiro - Homenagem ao Diretor Leon Hirszman)
ABC DA GREVE (Dir. Leon Hirszman, Brasil, 1979/90, 89min)

Filmado no final dos anos 70, este documentário cobre o intenso movimento grevista que eclodiu nas cidades industriais de São Paulo. Serviu de laboratório para o filme seguinte do diretor, Eles Não Usam Black-tie.


30.jan (qui), 19h, SESC Crato:
Z (Z, Dir. Costa-Gavras, Argélia/França, 1969, 127min)

Conheça o caso Lambrakis, onde a morte de um político foi encoberta vergonhosamente por políticos e policiais, na Grécia dos anos 60. Vencedor dos Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Edição, foi o primeiro filme estrangeiro a ser indicado também na categoria Melhor Filme.


31.jan (sex), 15h, SESC Juazeiro:
(Mostra de Cinema Político Brasileiro - Homenagem ao Diretor Leon Hirszman)
ELES NÃO USAM BLACK-TIE (Dir. Leon Hirszman, Brasil, 1981, 134min)

Premiadíssimo filme do diretor, baseado em peça de Gianfrancesco Guarnieri. Numa família de operários, pai e filho dividem visões opostas de mundo. O pai, um ativista sindicalizado, enquanto seu filho luta pelo sucesso individual.


31.jan (sex), 19h, SESC Crato:
O GRUPO BAADER MEINHOF (Der Baader Meinhof Komplex, Dir. Uli Edel, Alemanha/França/República Tcheca, 2008, 150min)

Na década em que sexo, drogas e rock'n roll eram as bases da juventude, um movimento surgiu com alta dose de ideologia e terminou com a execução de diferentes crimes, atentados a bomba e ações terroristas que ameaçaram por anos a democracia europeia. O radicalismo dos jovens criados no período pós nazismo liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin levaria até as últimas consequências a tentativa de romper um possível fascismo.


01.fev (sáb), 17h30, CCBNB Cariri:
ESTADO DE SÍTIO (État de Siège, Dir. Costa-Gavras, Alemanha Ocidental/França/Itália, 1972, 115min)

No Uruguai, começo dos anos 70, o grupo de guerrilha esquerdista Tupamaro sequestra um funcionário americano em serviço no país. A partir de seu interrogatório, somos apresentados à luta dos países sul-americanos contra a ditadura e o intervencionismo dos EUA. Ao mesmo tempo, a posição do presidente e das guerrilhas se torna cada vez mais delicada, numa Montevidéu sitiada.


02.fev (dom), 19h, SESC Crato:
ESSES AMORES (Ces amours-là, Dir. Claude Lelouch, França, 2010, 120min)

Ilva é uma mulher que se envolve em romances facilmente, pagando pela inconsequência de seus amores, que muitas vezes acontecem de forma inesperada e inusitada. Quando morava em Paris, à época da ocupação nazista, apaixonou-se por um soldado alemão. Ilva, depois, se envolve com dois soldados americanos. A diferença de raças e a incapacidade de Ilva em escolher um deles cria conflitos e provoca tragédia.
____

Confira a programação completa da Mostra 21 (Biosfera XXI - O Poder e o Capital):
- Programação da 1ª semana da Mostra 21 (2014)
- Programação da 2ª semana da Mostra 21 (2014)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário