sábado, 22 de fevereiro de 2014

'Magnólia', filme de Paul Thomas Anderson, de 1999



Grifo nosso # 74

Magnólia (Magnolia, Paul Thomas Anderson, 1999)

"'Ao longo de nossas vidas, devemos tentar fazer o bem'. Ao contar uma história dispersa sobre família — as traições, segredos, mágoas e decepções nela contidas —, o roteirista e diretor Paul Thomas Anderson avança e recua em sua trama entre um marqueteiro televisivo misógino e vulgar (Tom Cruise); uma criança-prodígio solitária (Jeremy Blackman); um misantropo idoso e moribundo (Jason Robards) e sua mulher-troféu (Julianne Moore); uma jovem bêbada viciada em drogas (Melora Walters); um apresentador popular de um programa de televisão à beira da morte (Philip Baker Hall); e um policial fracassado com um enorme coração (John C. Reilly). As diversas ligações entre essas pessoas, as coincidências e reviravoltas do destino que os unem são a força motriz deste filme com estrutura de épico.

Repleto de referências e alusões bíblicas, Magnólia não tem pudor de abordar temas e questões importantes — o significado da vida, a natureza do mal, os termos das ligações humanas. O que faz com que este filme incrivelmente ambicioso funcione tão bem é a capacidade de Anderson de retratar esses temas mantendo-se atento aos menores detalhes das vidas interiores dos seus magoados personagens. Sapos caem misteriosamente do céu no meio de uma tempestade, um carro se choca de frente contra uma loja enquanto o sucesso pop 'Dreams' toca no rádio e pessoas variadas perdem o controle. O tempo todo Anderson mantém uma empatia inabalável com seus arruinados personagens, humanizando os vilões e ficando nitidamente ao lado dos vitimizados e incompreendidos. Magnólia fervilha de raiva e dor, avançando a duras penas em direção à esperança — algo como uma redenção — o tempo todo."
____

Estados Unidos (Ghoulard, New Line) 188 minutos. Cor; idioma: inglês; direção: Paul Thomas Anderson; produção: Paul Thomas Anderson, Joanne Sellar; roteiro: Paul Thomas Anderson; fotografia: Robert Elswit; música: Jon Brion; elenco: John C. Reilly, Tom Cruise, Julianne Moore, Philip Baker Hall, Jeremy Blackman, Philip Seymour Hoffman, William H. Macy, Melora Walters, Jason Robards, Melinda Dillon, Michael Bowen, Ricky Jay, Felicity Huffman, April Grace, Pat Healy; Indicação ao Oscar: Paul Thomas Anderson (roteiro), Tom Cruise (ator coadjuvante), Aimee Mann (canção); Festival de Berlim: Paul Thomas Anderson (Urso de Ouro), (júri dos leitores do Berliner Morgenpost).
____

Ernest Hardy, no livro 1001 filmes para ver antes de morrer (Editora Sextante, 2008).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário