sábado, 8 de fevereiro de 2014

Tata Amaral



por Ravena Monte

Um cineasta que se doa ao filme é comumente fácil de encontrar, mas de forma simples e visceral, poucos o fazem, e citando um destes, temos o exemplo de Tata Amaral. Paulista da gema, essa cineasta brasileira vai além do que se mostra para uma câmera. Ela vê o distante, ela olha para o que não é visto/mostrado diariamente, pelas grandes ou pequenas imprensas. Tata Amaral mostra a sociedade periférica tal qual o é, sem exageros ou estereótipos, transpassa o imaginário e mostra a realidade nua e crua, numa dosagem segura, firme, certeira!

Autodidata, ela afirma «aprender, não para repetir, mas para ir além», e por isso vai continuar fazendo cinema até o fim de sua vida. Determinação e boa pontaria são de suas características principais presentes em seus filmes. E falando neles, embora uma grande parte de sua produção seja de curtas-metragens, percebe-se o sangue dado nos longas-metragens. Elementos rotineiros (vistos por outra perspectiva) causam e arrancam do espectador variadas sensações corporais, de calafrios a suores e tremedeiras em cenas limpas, sem cortes ou com cortes secos. Em seus filmes o espectador acompanha os fatos em tempo real.

O cinema de Tata Amaral procura ver o lado mais fraco da corda, de forma positiva. A sociedade excluída dentro da sociedade excluída. Ela cria laços com o popular, com o povo classe média baixa, sem marginalizá-los de modo preconceituoso como é tão comum em outras cinematografias.

Assistir Tata Amaral é ter estômago e bom gosto para saber lidar com a realidade tão claramente e inteligentemente exposta nos seus fotogramas. Ela reúne verdade e reflexão, estejam em nove ou noventa minutos de intensas cenas, intensas emoções e intenso pensar. Trazer à tona a realidade da sociedade, do nosso povo, de nossas religiões, isso ela tira de letra.
____

Ravena Monte é formada em Letras, poeta, produtora cultural e mais um monte de coisa.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 05, de 09 de outubro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário