segunda-feira, 10 de março de 2014

'Uma Mulher Sob Influência', filme de John Cassavetes



por Ythallo Rodrigues

Novamente me vejo na escrita sobre um grande filme, e mais que isso, escrevendo sobre o filme que mais admiro de um dos cineastas que mais gosto. Uma mulher sob influência (A Woman Under the Influence, John Cassavetes, EUA, 1974), filme que tive a oportunidade de ver apenas esse ano, mas que entra no rol daqueles que quando terminam na sua frente, você fica se perguntando, "mas por que eu não tinha visto esta obra-prima ainda?". Pois bem, acredito na máxima, por mais boba que possa parecer, de que "cada coisa tem seu tempo".

O enredo. Mabel (Gena Rowlands) é esposa de Nick (Peter Falk), ambos constituem uma família com seus três filhos. No entanto, Mabel passa por um forte momento de desequilíbrio psíquico e emocional, o que traz uma série de problemas para o casal, até Nick decidir interná-la para tratamento psiquiátrico. O desfecho está justamente na volta de Mabel para casa, "renovada" para assumir seu papel de esposa e mãe dedicada.

Há, todavia, além desse simples enredo pontuado acima, outras questões muito relevantes nesse filme. Cassavetes, considerado em diversas análises de sua obra um cineasta que trabalhava de maneira muito intensa os processos de improvisação dos atores, neste filme parece ampliar essas questões a uma potência máxima.

De forma que em algumas cenas os arroubos da pretensa falta de sanidade de Mabel chega a verdadeiros rompantes de violência. E não se trata de uma violência gratuita ou simplesmente física, sentimos nos gestos e nos aspectos da interpretação da atriz Gena Rowlands e do ator Peter Falk quase que um descontrole da atuação, onde a encenação é retomada aos nossos olhos e é absorvida desta forma à mise en scène do filme.

O que poderia parecer o menos relevante neste filme, ou seja, seu processo de construção e os esboços dos personagens, tornam-se deste modo o que de mais potente podemos observar. Desvinculando-nos de uma simples leitura narrativa do filme, mas não menos pessoal já que o que pretendemos é provocar qualquer curiosidade para que os filmes deste grande cineasta possam ser cada vez mais vistos.
____

Para ler o texto 'John Cassavetes, gênio desconhecido', clique aqui.
____

Ythallo Rodrigues é cineasta, poeta, integrante do Blog O Berro e da Filmes de Alvenaria.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 07, de 23 de outubro de 2013), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário