segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Grupo curitibano O Estábulo de Luxo apresenta 'Circulação de Luxo' no Cariri



Contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, o projeto Circulação de Luxo, da trupe curitibana O Estábulo de Luxo, chega a Juazeiro do Norte para uma curta temporada durante o mês de setembro. O projeto prevê a apresentação de quatro espetáculos do repertório do núcleo e, segundo a atriz e diretora Danielle Campos, “o intuito é oferecer ao público a possibilidade de se relacionar não apenas com um espetáculo, mas com um pensamento cênico que é construído continuamente.”

São quatro espetáculos em que as discussões de gênero e identidade são filtros de leitura para textos clássicos da literatura e dramaturgia mundial. Com diferentes recortes, o universo do Teatro de Variedades, o cabaré, o vaudeville, o manifesto, o circo-teatro e os genuinamente brasileiros Teatro de Revista e de Rebolado são usados para reapresentar obras já presentes no imaginário popular, como o mito grego de Medeia, as obras de Lewis Carrol (Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho), o drama surrealista As Mamas de Tirésias, de Guillaume Apollinaire e, por fim, a reelaboração da mitológica Hidra de Lerna.

“Os espetáculos que compõem a Circulação de Luxo prestam homenagens de diferentes formas  ao Teatro de Revista, gênero teatral genuinamente brasileiro, seja como temática, recurso poético ou pelas fortes discussões políticas em seu formato”, comenta o diretor e ator Ricardo Nolasco, que nos últimos anos tem se dedicado a estudar o teatro de revista e suas manifestações na atualidade, assim como a apropriação do cabaré através de uma cena híbrida e marcante, ao mesclar elementos das artes cênicas, performáticas e literárias.

O Estábulo de Luxo é um dos grupos que tem se destacado no cenário atual curitibano, por sua pesquisa continuada a respeito do cabaré e seus desdobramentos na história das artes. Em 2013 foi indicado ao Troféu Gralha Azul, nas categorias melhor sonoplastia e melhor atriz (Patricia Cipriano), pelo espetáculo As Tetas de Tirésias - Vamos Esbofetear Ulisses. É também um dentre os grupos e artistas independentes que dividem a gestão e a programação do Espaço Cultural Casa Selvática - espaço cultural e de pesquisa que movimenta a cena curitibana, com uma programação voltada a experimentação e a pesquisa de linguagem, bem como ao intercâmbio artístico através de residências e mostras de criação.

Os espetáculos ficam em cartaz no Teatro SESC Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227 - Juazeiro do Norte-CE), nos dias 25, 26 e 27 de setembro, e toda a programação é gratuita. Também compõe a programação uma oficina ministrada pelos criadores do núcleo Ricardo Nolasco e Daniela Passarinho, intitulada “Cena Híbrida”. Mais informações podem ser encontradas no endereço selvaticaacoesartisticas.wordpress.com . (release da produção do evento)


Sobre os espetáculos:
                                              
Wunderbar
A partir da obra de Lewis Carroll
Roteiro e direção: Ricardo Nolasco 
Elenco: Danielle Campos, Leonarda Glück, Stefano Belo, Victor Hugo Vieira e Daiane Cristina
Classificação: 16 anos
Sinopse: Lewis Carroll transubstanciado e dublado orgulhosamente apresenta a heroína da noite, a heroína da veia, com rapidez porque o tempo destrói tudo. Alice fareja e caça um coelho ariano sem olhar para os lados ao atravessar ruas. Buracos são abertos pela prefeitura por todos os cantos em época de eleição, a menina não tem medo de escorrer por buracos errados. Quer ver a sua cidade por baixo.


As Tetas de Tirésias - Vamos Esbofetar Ulisses
Roteiro: Ricardo Nolasco
Direção: Gabriel Machado e Ricardo Nolasco
Elenco: Danielle Campos, Patricia Cipriano e Leonarda Glück
Artista convidado: Elvis Pinheiro
Classificação: 18 anos
Sinopse: Uma peça de teatro surrealista baseada na obra de Guillaume Apollinaire é o ponto de partida para um tratado bélico. Novamente o amor, a paixão, o feminismo e a revolução. Ideologias datadas recriam o mito tebano de Tirésias. Teresa/Tirésias muda de sexo para ter poder entre os homens, alterar os costumes, acabar com o passado e estabelecer a igualdade entre os sexos.


Medeia - Em Espetáculo Transgênero, Vingativo e Gotejante
Roteiro e direção: Daniella Passarinho
Elenco: Ricardo Nolasco, Stéfano Belo, Patricia Cipriano, Daiane Cristina e Leonarda Glück
Classificação: 18 anos
Sinopse: Com direção e dramaturgia de Daniela Passarinho (heterônimo da atriz e diretora Danielle Campos), o espetáculo reconstrói o clássico de Eurípedes, valorizando discussões acerca do feminino e do grotesco. A encenação refere-se aos circos de horrores (espetáculos populares apresentados entre o final do século XIX e início do XX, onde eram expostas de maneira espetacular “aberrações da natureza”, como a mulher barbada, aleijões e siameses), lugar propício para a apresentação irônica do arquétipo da mulher como monstro.


Hidra de Lerna
Roteiro e direção: Ricardo Nolasco
Elenco: Stéfano Belo
Classificação: 14 anos
Sinopse: Sempre chamou a atenção do diretor e dramaturgo Ricardo Nolasco de qual ponto de vista as histórias são contadas e foi isso que o motivou a escrever para o ator Stefano Belo essa cena curta, elaborada a partir da possibilidade de uma resposta desse monstro para Hércules. Assim, o monstro não é apenas um desafio para provar a astúcia de um dos principais heróis gregos, mas sim uma criatura cheia de razões e opiniões, um corpo anormal que se ergue contra um herói que simboliza as regras, a ordem e um domínio masculino. A encenação tem como referência cabarés clandestinos erguidos seja em meio de territórios pantanosos ou no interior do nordeste brasileiro. Lugares não oficiais onde discursos como de mulheres negras, latinas e exiladas podiam ser ouvidos no ínicio do século passado.


Ficha técnica do projeto:
Coordenação: Ricardo Nolasco, Danielle Campos e Gabriel Machado
Elenco: Leonarda Glück, Patricia Cipriano, Danielle Campos, Stéfano Belo, Daiane Cristina, Victor Streit e Ricardo Nolasco
Realização: O Estábulo de Luxo
Produção: Selvática Ações Artísticas/ Gabriel Machado e Renata Cunali
Produção local - Etapa Juazeiro do Norte: Ravena Monte
____


PROGRAMAÇÃO:
No Teatro SESC Patativa do Assaré (Juazeiro do Norte-CE) 
Toda a programação é gratuita

Quinta-feira, 25 de setembro
20h: Apresentação da cena Hidra de Lerna
20h30: Apresentação do espetáculo As Tetas de Tirésias - Vamos Esbofetear Ulisses

Sexta-feira, 26 de setembro
19h: Apresentação do espetáculo Wunderbar

Sábado, 27 de setembro
9h às 13h: Oficina Cena Híbrida
19h: Apresentação do espetáculo Medeia - um espetáculo transgênero, vingativo e gotejante

+ info.: Ravena Monte - Produção Local: (88) 8814.9118 / ravenamonte@gmail.com
Gabriel Machado - Produtor e coordenador: (41) 3013.5188 / 9611.5910 / gabrielmlmachado@gmail.com
Ricardo Nolasco - Diretor: (41) 9914.1559 / misterwild@gmail.com
Danielle Campos - atriz e diretora: (41) 9805.1105 / contatodaniellecampos@live.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário