sexta-feira, 10 de outubro de 2014

'In The Court Of The Crimson King', álbum do King Crimson de 1969



Grifo nosso # 76

"Um veículo para Robert Fripp, um ídolo alternativo da guitarra, o King Crimson é um dos mais importantes grupos de rock progressivo, tendo sobrevivido a incontáveis mudanças de formação desde a sua criação, há quatro décadas. Os outros integrantes originais eram o cantor e baixista Greg Lake, o baterista Michael Giles, o letrista Peter Sinfield e Ian McDonald nos teclados, vibrafone e sopro. Esse time gravou apenas um LP, que continua sendo seu trabalho mais conhecido.

Da assustadora ilustração da capa — mais interessante de ser vista no folder do vinil — às letras portentosas, In The Court Of The Crimson King é um disco fundamental. A faixa “21st Century Schizoid Man” dá o tom. Trata-se, provavelmente, do primeiro hino alternativo, com um enorme riff principal, um sax potente e visões apocalípticas.

Há ainda mais choro e lamentação em “Epitaph”, uma bela balada sobre o destino, na qual a voz melancólica de Lake é ancorada por uma rica coleção de texturas. “Moochild” é uma fantasmagórica canção bucólica de amor, elevada ao nível do épico por um improviso jazzístico de interlúdio; já a faixa-título mistura arabescos folk, uma bateria bombástica e flauta barroca para inovar um cenário medieval.

In The Court Of The Crimson King chegou ao quinto lugar na parada britânica e ao 28º lugar nos Estados Unidos. Outros marcos da carreira do grupo incluem o álbum seguinte, o vibrante In The Wake Of Poseidon, o eletrizante e insano Lark’s Tongues In Aspic, de 1973, e Discipline, de 1981, influenciado pelos Talking Heads. A banda é reverenciada pelas estrelas neoprogressivas contemporâneas Tool e The Mars Volta. O sempre versátil Fripp participou de vários discos míticos de David Bowie e Brian Eno."
____

Manish Agarwal, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | Island (Reino Unido); Atlantic (EUA)
Produção | King Crimson
Capa | Barry Godber
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 44:01

"A banda nunca teve promoção. Era um trabalho de boca a boca. E se espalhou como varíola!" (Greg Lake, 2001)

Lista de músicas - In The Court Of The Crimson King (1969):
1. 21st Century Schizoid Man (Fripp, McDonald, Lake, Giles, Sinfield)
2. I Talk To The Wind (McDonald, Sinfield)
3. Epitaph (Fripp, McDonald, Lake, Giles, Sinfield)
4. Moonchild (Fripp, McDonald, Lake, Giles, Sinfield)
5. The Court of the Crimson King (McDonald, Sinfield)

In The Court Of The Crimson King completa 45 anos de lançamento hoje, 10 de outubro de 2014 (álbum lançado no dia 10 de outubro de 1969).

Trecho de "21st Century Schizoid Man" ao vivo no Hyde Park, em 1969:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário