terça-feira, 11 de novembro de 2014

Big Band da UFCA, João do Crato e Curumin fazem show na Mostra Sesc



João do Crato - Show Uranianus

Release: Os poemas de Geraldo Urano untados pela melodia dos grandes nomes do cancioneiro moderno do Crato. Acrescidos da interpretação visceral/corpórea de João do Crato e temperados por acordes e ritmos de músicos geniais. Eis uma receita sonora para os apurados ouvidos. Uranianus é isso, uma louvação do galáctico Geraldo, que na sua viagem astral pelo cosmo de sua vida, no qual foi Mercur, Gandhi, Lima Batista e permaneceu Urano. Belos devaneios.

João do Crato estreou profissionalmente nos palcos musicais como vocalista da banda Chá de Flor, por ocasião do Festival Credimus, ocorrido no Teatro São José, em Fortaleza, no ano de 1980. Posteriormente, a banda Chá de Flor (na qual Blandino Lobo inspirou-se para batizar a sua famosa cachaça temperada) excursionou pelo Cariri, onde se apresentou no palco central da Exposição do Crato. Ao lado de Lúcio Ricardo, Batista Sena, Mona Gadelha, Zé Wertz, Siegbert Franklin, dentre outros, João do Crato era um dos nomes que movimentava a cena roqueira do Ceará.

De volta ao Cariri, João do Crato excursionou com a Banda Cariri pelo interior dos estados do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco, fazendo shows e bailes, regados, exclusivamente, ao melhor da música popular brasileira. Nessa época, a Banda Cariri tinha um elenco de virtuosos músicos, como o guitarrista Cleivan Paiva e o baixista Manel D’Jardim.

E foi em parceria com Manel D’Jardim, arranjador e violonista, que João do Crato iniciou sua carreira solo, interpretando os grandes compositores contemporâneos caririenses, a exemplo de Abidoral Jamacaru, Cleivan Paiva, Pachelly Jamacaru, Geraldo Urano, Luiz Carlos Salatiel, Luiz Fidelis e outros.

O mais controverso, intrigante, audacioso e talentoso intérprete da nossa região, representa a música e cultura do Cariri da forma mais honesta e plena possível. Resgata em seu repertório grandes nomes da MPC (Música Popular Cariri). Artista na forma mais verdadeira de se fazer, dedica sua vida à música e aos grupos de tradição popular, sendo padrinho de alguns. Um grande ícone, nas suas interpretações expõe sensualidade, voz e estilo! Orgulho do Crato.




Curumin

Release: Com produção de Zé Nigro, Lucas Martins e Curumin e participações de músicos como Gui Amabis, Edy Trombone e Ricardo Hertz, o novo disco do artista, intitulado Arrocha, deságua no que seria a continuidade de um processo de pesquisa e referência às antiguidades orais iniciado com Japan Pop Show, lançado em 2009. Diferentemente deste último, que claramente abordava a “antepassalidade” nipônica de Curumin – resultando em pertinente homenagem – no disco Arrocha nota-se motivação ainda mais ancestral, já que alimenta-se basicamente de observação às intervenções da própria natureza do Planeta e suas influências nas culturas humanas. Assim percebe-se nas canções “Treme-Terra”, mais especificamente no refrão “Abalou Aê”!, corruptela de “Obalúayé “(Rei da Terra) divindade iorubá da morte, destruição e reconstrução, cujo nome evita-se que seja pronunciado já que sua invocação seja passível de abalos e mudanças sísmicas. Neste caso “Abalou Aê!” – o deus invocado – é a destruição em si e todo inevitável e reconfortante recomeço que advém desta. “Afoxoque”, uma parceria de Curumin com RussoPassaPusso, que também a interpreta no disco - e “Doce” – que remete aos skas da “primeira geração” dos anos 1960, mais a versão de “Vestido de Prata”- registro de significativo sucesso nas pistas de samba-rock na voz de Paulinho Boca de Cantor em “Arrocha” embalada pelos vocais de Céu – também carregam a especificidade da atenção à tradição oral e seus repasses míticos com o silencioso respeito do iniciado aos fundamentos da relevante História.

As performances de Arrocha, no entanto, perpassam a mera observância e se tornam agentes ativos deste tempo presente, quando ao toque de tambor e melodias percussivas simples, juntam-se elementos da expressiva musicalidade contemporânea. Samplers, teclados, computadores e outros recursos da música eletrônica ou manual, inserem em cada faixa novos dados para a culminância de uma produção que soa bastante atemporal. O revezamento entre a grave observação e reverência ao passado das canções descritas acima e a leveza quase etérea de “Passarinho”, de RussoPassaPusso, “Paris Vila Matilde”, feita em parceria com Anelis Assumpção e “Pra Nunca Mais”, com Arnaldo Antunes, aliados à alegria ingênua de “Sapo Cururu” e “Tupãzinho Guerrero”, fazem com que Arrocha, de forma simultânea, crie-se e renove-se.

Como baterista, Curumin acompanhou grandes nomes da MPB, como Paula Lima (de 1997 a 2002), Arnaldo Antunes (de 1999 a 2013), Vanessa da Matta (2006) e Céu (2007), dentre outros. Ainda na década de 1990 tocou com a Banda Toca ao lado do guitarrista e produtor Gustavo Lenza, com quem veio a produzir seus dois primeiros discos.

Curumin iniciou então sua carreira solo em 2003, com o lançamento de seu primeiro disco Achados e Perdidos, que apresenta influências musicais do Soul e Funk americanos, além de Samba-Funk dos anos 70 e Hip-Hop. Em 2005, o CD foi lançado no mercado norte-americano pelo selo californiano Quannum Projects. Em 2007, Curumin inicou a produção de seu segundo disco JapanPopShow, contando com a participação de artistas como Blackalicious, Tommy Guerrero, General Electric, Lucas Santtana e Turbo Trio. JapanPopShow foi lançado em 2008 simultaneamente no Brasil pela YB Music, nos EUA pela Quannum Projects e no Japão pela JVC / Victor Entertainment.

Em 2012 lançou o terceiro álbum, intitulado Arrocha, que ficou entre os melhores lançamentos nacionais do ano segundo diversos blogs e revistas, como a Rolling Stone Brasil. Com produção de Zé Nigro, Lucas Martins e Curumin e participações de músicos como Gui Amabis, Edy Trombone e Ricardo Hertz, Arrocha deságua no que seria a continuidade de um processo de pesquisa e referência às antiguidades orais iniciado com Japan Pop Show, lançado em 2009.
____

16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Banquete Dionisíaco
Shows de Big Band da UFCA, João do Crato e Curumin 
Terça-feira, 11 de novembro de 2014, a partir das 20h
No Largo da RFFSA - Crato-CE
Shows:
20h: Big Band (UFCA)
21h: João do Crato - Uranianus
23h: Curumin
Gratuito.


João do Crato - "Cuba" (Geraldo Urano / Abidoral Jamacaru):


Curumin - "Afoxoque":

Nenhum comentário:

Postar um comentário