quarta-feira, 12 de novembro de 2014

II Café Debate: diálogo sobre as dificuldades vivenciadas pelas mulheres



"O MUDEM (Movimento Universitário em Defesa da Mulher) realiza neste dia 13 (quinta-feira), às 17h30, no pátio da Universidade Federal do Cariri, o primeiro Café de Apresentação do grupo. O grupo que já atua dentro da universidade através de debates que fomentam a participação da mulher nos âmbitos acadêmicos e a luta contra o patriarcado, resolveu, através deste evento de apresentação, mostrar em que se fundamenta sua luta e convidar os demais estudantes a construir juntamente com a equipe esse diálogo.

A Universidade Federal do Cariri já foi palco de atos machistas e homofóbicos ao decorrer do ano passado, como colagens de cartazes que objetificavam a figura da mulher, frases em banheiros e até mesmo dentro de sala de aula. E é nesse mesmo espaço que nasce o MUDEM, grupo formado por cerca de 10 estudantes do curso de Administração Pública e Design, que resolveu, através da Pró Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento (PPD), criar uma equipe que pudesse ter uma atuação social mais efetiva, promovendo debates sobre a figura da mulher.

Esta é a segunda ação do coletivo, que promoveu o I Café Debate que, na ocasião, discutiu acerca da atuação da mulher na política, resgatando a trajetória de lutas, conquistas e entraves na busca de compreender até que ponto essas ações têm se efetivado como conquista de direitos. E teve como convidadas: Karla Jaqueline, do Movimento de Mulheres Negras Pretas Simoa; Nicolle Oliveira, do Coletivo RUA Juventude Anticapitalista; e Mara Guedes, ex-Vereadora do Crato. O Café Debate aconteceu dentro da I Mostra UFCA.

O Cariri, que tem uma das maiores taxas de violência contra a mulher no Nordeste, e que recentemente foi palco do assassinato da professora Maria Rita Filgueiras Calou e a filha Laura Filgueiras Calou. Eventos como o II Café Debate auxiliam na conscientização da comunidade sobre o tema." (sinopse da divulgação do evento)
____

II Café Debate
Tomando um café juntos, descobriremos soluções para as dificuldades vivenciadas pelas mulheres dentro dos espaços acadêmicos e em toda a sociedade.
MUDEM - Movimento Universitário em Defesa da Mulher
Quinta-feira, 13 de novembro de 2014, às 17h30
No pátio da UFCA (Juazeiro do Norte-CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário