domingo, 9 de novembro de 2014

Luciano Brayner e Aláfia fazem show em Juazeiro, na Mostra Sesc Cariri



Luciano Brayner - show Palavras Acesas

Filho de pai pernambucano e mãe paulista, Luciano Brayner nasceu em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Cresceu em Recife, cidade onde passou a maior parte da sua vida e onde se fez músico e artista, e desde 2003 fez do Cariri sua morada, encantado pela qualidade da vida e pela riqueza cultural da região.

Cantor, compositor, arranjador e instrumentista, Luciano traz na bagagem mais de 20 anos de uma atuação musical diversificada – participou de óperas e de musicais, tocou Música de Câmara, integrou orquestras de blocos carnavalescos e, como compositor e intérprete, participou de diversos festivais, conquistando vários prêmios, com destaque para o Festival de Música Carnavalesca do Recife, vitorioso em cinco edições consecutivas, com Maracatus e Caboclinhos de sua autoria.
Pifeiro entusiasmado e identificado com a cultura local, o artista tem participado ativamente da cena musical do Cariri, apresentando-se nos eventos mais importantes da região, ora com o seu trabalho solo, ora como integrante do grupo juazeirense Zabumbeiros Cariris, parceiros com os quais produziu e lançou em 2007 um disco homônimo, o primeiro da trajetória desta banda cearense.

Em 2012, finalmente, depois de muita estrada, o artista inaugurou uma nova fase em sua carreira: lançou o elogiado CD autoral Casa de Badzé, seu primeiro disco solo. Contando com o Incentivo FUNCULTURA-PE, edital da maior importância para o fomento cultural do estado de Pernambuco, Casa de Badzé reuniu um time de mais de 60 músicos e nomes expressivos da cena musical pernambucana e caririense, numa grande celebração pela música.

Palavras Acesas é o nome do novo show de Luciano Brayner. Também é o nome do seu próximo disco, ainda em caráter germinal, e foi inspirado pelo título de uma canção sua feita em homenagem ao poeta e compositor cratense Geraldo Urano, ícone da contracultura no Cariri, e que se chama “Bárbaras Palavras Acesas”. No repertório, além da já citada homenagem, várias inéditas que farão parte do novo disco, junto com algumas canções do disco anterior e, pra temperar, acompanhado por grandes músicos da região. Samba, Caboclinho, Ijexá, Bossa Nova, Cabaçal, Frevo, são alguns dos muitos elementos que se harmonizam na musicalidade desse artista versátil, que demonstra, mais uma vez, a qualidade e a diversidade da música popular independente produzida no Cariri e no Nordeste atualmente.




Aláfia (por Serena Assumpção):

Batuque de umbigada, ensaio de escola de samba, jongo e baile Black podem ser as primeiras referências da memória. Uma banda de gente revivendo nos corpos que dançam, cantam e tocam, as muitas histórias do espírito da Terra.

Na especificidade, no entanto, Aláfia cria uma performance que perpassa a inteligência do canto e da harmonia, do lirismo poético e exemplar concepção de arranjos – todos influenciados pela música preta de todo o planeta – já que a antiga relação África Brasil, tendo como contraponto os EUA, é constantemente revisitada dentro de um tempo onde não mais os carros de bois e negreiros nos movimentam e sim a banda larga.

A exemplo dos cultos ancestrais de tradição oral, em que o fundamental é o repasse do conhecimento mítico, Aláfia vem desenvolvendo linguagem absolutamente particular utilizando-se não apenas das conhecidas e pertinentes estruturas musicais de todos os tempos, mas também inserindo novas e por vezes inusitadas pitadas de diversas expressões artísticas.

Composta por baixo elétrico, bateria, percussão, metais, guitarra, violões e voz, Aláfia busca a atenta, espontânea e progressiva ocupação de uma sonoridade que identifique-se como atemporal. O revezamento entre batidas silenciosas e grooves efusivos, spokenword e arranjos elaborados constantemente ao longo dos ensaios e shows faz com que a banda crie-se e renove-se a cada canção.

O batuque acaba nunca.
____

16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas - 2014
Shows de Luciano Brayner e banda Aláfia
Domingo, 09 de novembro de 2014, a partir das 20h
20h: Luciano Bayner
21h30: Aláfia
No Terreiro da Mestra Margarida (Sesc Juazeiro do Norte-CE)
Entrada gratuita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário