quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Marimbanda faz show no Música ao Pôr do Sol, na Mostra Sesc Cariri



Marimbanda - Marimbanda Instrumental 15 anos

Release: Mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará, tendo conquistado repercussão nacional e realizado elogiadas turnês pelo exterior, a Marimbanda participa da Mostra Sesc Cariri, encontro que colocou o Estado no roteiro dos grandes eventos da cultura brasileira. E o público agradece, pela oportunidade de mais uma vez aplaudir a combinação de virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração tecida por Luizinho Duarte (composições, arranjos, bateria e violão de 7 cordas), Heriberto Porto (flautas), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Thiago Almeida (piano). Grandes instrumentistas, retornam às mais famosas composições da trajetória do quarteto como, também, às inéditas da mais recente fornada de Mestre Luizinho, confirmando a disposição do grupo em sempre se desafiar, percorrendo novas paisagens musicais.

Desafiando a ainda presente concepção de que a música instrumental seria destinada tão somente a supostos iniciados, a Marimbanda mostra que o cuidado harmônico, o esmero melódico, a experimentação rítmica, a improvisação na medida certa e a impressionante prática de conjunto exibida pelo grupo podem, muito bem, ser características de uma música extremamente popular. No palco, o convite é a uma viagem por gêneros bem brasileiros. Entre baiões, frevos, choros, baladas e um sem-número de possibilidades nos sambas, sonoridades várias e reveladoras de matizes de nossa identidade, capazes de despertar reações que vão do lúdico ao lírico. A desenvoltura do grupo instiga e captura, mas também conquista uma compreensão imediata, espontânea como só a música de qualidade, independente de rótulos, bagagens, classificações, é capaz de despertar.

O encontro entre quatro representantes de diferentes gerações, de vivências, influências e estilos diversificados, reforça o melhor de cada um, na costura sonora da Marimbanda. A destreza da flauta de Heriberto Porto, responsável pela formação de várias gerações de músicos, dialoga com os caminhos melódicos do piano do jovem Thiago Almeida, que arrisca com propriedade e ousadia nos caminhos harmônicos, e com o contrabaixo de Miqueias dos Santos – ora inquieto, ora natural, sempre fluidamente musical, nas conduções e nos improvisos. Tudo sobre a elaboração instintiva de Luizinho Duarte, senhor do tempo nas baquetas, sabedoria de mestre, alma de menino.

Na Mostra Sesc Cariri o grupo mostrará temas que farão parte de seu terceiro disco, a ser lançado neste ano, como aguardado sucessor de Marimbanda (1999) e Tente Descobrir (2005). Mas também revisitará clássicos de seu repertório, como o cool jazz “Feito assim”, a enternecedora balada “Manhã”, o corrido “Frevo na sopa”, todas da lavra de Luizinho. Além da composição do renomado contrabaixista cearense Adriano Giffoni, que dá nome ao grupo, e das novas criações próprias, a serem compartilhadas.
____

16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas 2014
Música ao Pôr do Sol
Show com Marimbanda
Marimbanda Instrumental 15 Anos
Quarta-feira, 12 de novembro de 2014, 17h30
Na Pracinha do Cruzeiro (Ladeira da Integração), Crato-CE
Gratuito.


Marimbanda - "Se Vira Aí":

Nenhum comentário:

Postar um comentário