domingo, 30 de novembro de 2014

Michael Haneke e seus filmes de 'longa digestão'



por Josú Ribeiro

Michael Haneke: cineasta austríaco nascido no dia 23 de março de 1942, diretor e roteirista. Apontado pela crítica como um dos grandes diretores em atividade, Haneke possui diversas premiações importantes, como o Globo de Ouro, três premiações Palma no Festival de Cannes, com Caché (2005) como melhor diretor e, como melhor longa, A fita branca (2009) e o recente Amor (2012).

Com um modo diferente de construção de imagens e narrativas, Haneke acaba por trazer um incômodo em seus longas. Incômodo não por ser um filme ruim, mas sim pelo ritmo dado, graças às técnicas que conseguem fazer com que as cenas fiquem as mais cruas possíveis. O uso de plano-sequência, por exemplo, é um dos recursos usados pelo diretor, assim como imagens sem fundos musicais, envolvendo o espectador na realidade nua dos personagens que acabam por se tornarem reais.

Tenta, e consegue, traduzir em suas produções cinematográficas o drama a flor da pele, os sofrimentos (ao nos depararmos com a finitude), a hipocrisia de uma sociedade patriarcal com choques de realidade escancarados aos olhos de quem assiste. O fato de os espectadores não acharem confortável o ritmo dos seus filmes, seria de que, muitos dos momentos tratados são difíceis de serem aceitos pela nossa sensibilidade humana, pois mexe com toda uma carga psicológica a longo prazo, e não de imediato. São filmes de longa digestão.

Uma das questões do Haneke seria diferenciar "cinema para a economia" de "cinema para cultura". O primeiro é produzido nos modos industriais, em larga escala, feito à fôrma. Diferentemente do cultural, que seria de reflexão, a realidade posta em prova todos os dias, que de fato enriqueceria quem o assistisse. É necessário que possamos modificar nosso olhar sobre uma gama de modos diferentes de construção cinematográfica. É mais que cabível uma apropriação dessa arte, que possui tantos atributos a somarem com as nossas vivências que estão sempre em profundas transformações. Os Principais filmes de Michael Haneke são: Amor (2012), A fita branca (2009), A professora de Piano (2001), Caché (2005) e Violência Gratuita (2007).
____

Josú Ribeiro é poeta e músico. Atualmente estuda Psicologia na Faculdade Leão Sampaio.

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 15, de 15 de janeiro de 2014), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário