domingo, 25 de janeiro de 2015

Puseram glitter na romaria

por Alana Morais

O curta-metragem Também Sou Teu Povo (2006) é uma produção dirigida por Franklin Lacerda e Orlando Pereira, que traz para o cenário audiovisual do Cariri uma discussão girando em torno do sagrado e do profano, representados pelos religiosos afilhados do “Padim” e as marginalizadas travestis.

O curta convida o espectador a mergulhar nas imagens e narrativas que retratam a devoção dos fiéis no apelo e peregrinação recorrente nas romarias. Tais peregrinações são famosas por atraírem devotos de diversas localidades do Nordeste. Estas mesmas imagens e discursos são entrecortados pela figura da travesti que se monta para desfrutar o lado não-religioso da festa santa.

Neste emaranhado, revela-se o universo invisível das travestis. Ao se apropriar de uma expressão feminina, elas transgridem as normas conservadoras e religiosas que alimentam as mais diversas práticas preconceituosas. Contado a partir de recursos como trechos de reportagens, entrecruzadas por canções religiosas, Também Sou Teu Povo encarna a estética marginal das ruas e becos desertos de Juazeiro do Norte no contexto das romarias. 

A produção é a primeira experiência audiovisual do Cariri que aborda o tema da travestilidade em meio à fervorosa cultura religiosa da região.
____


Alana Morais: atriz, produtora cultural e assistente social (atua na área de habitação de interesse social). Integra o grupo de pesquisa GEMI (Gênero e Mídia). Como atriz além do teatro participou de dois vídeos-poemas: “Foradesordem” (2011) e “Busca Alguma” (2013), e desde então passou a ter como hobby fazer vídeo-poema (registrado apenas para arquivo pessoal).

Texto originalmente publicado na SÉTIMA: Revista de Cinema (edição 16, de 12 de fevereiro de 2014), que é distribuída gratuitamente na Região do Cariri cearense. A Revista Sétima é uma publicação do Grupo de Estudos Sétima de Cinema, que se reúne semanalmente no SESC de Juazeiro do Norte-CE.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário