domingo, 22 de março de 2015

Mostra O Monumental Orson Welles: de 'Cidadão Kane' a 'Verdades e Mentiras'



Mostra de Cinema
O Monumental Orson Welles: De Cidadão Kane a Verdades e Mentiras
Nas segundas-feiras, de 06 de abril a 29 de junho de 2015, às 19h
No Cinemara do Sesc Crato
Teatro Adalberto Vamozi (Sesc Crato-CE)
Entrada gratuita.


Programação:

Dia 06 de abril, 19h:
CIDADÃO KANE (Citizen Kane, Dir. Orson Welles, EUA, 1941, 119min)

Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema.


Dia 13 de abril, 19h:
SOBERBA (The magnificent Ambersons, Dir. Orson Welles, EUA, 1942, 88min)

Na Indianápolis do final do século XIX, a família Amberson encontra dificuldades para lidar com as mudanças a seu redor. Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Agnes Moorehead), Direção de Arte (Preto e Branco) e Fotografia (Preto e Branco).


Dia 20 de abril, 19h:
O ESTRANHO (The stranger, Dir. Orson Welles, EUA, 1946, 95min)
O detetive Wilson tem a missão de prender o oficial nazista Charles Rankin, que se mantém escondido numa cidadezinha. Seu maior obstáculo é convencer a mulher dele sobre a verdadeira identidade do marido.


Dia 27 de abril, 19h:
A DAMA DE SHANGAI (The lady from Shanghai, Dir. Orson Welles, EUA, 1947, 87min)

Elsa 'Rosalie' Bannister é uma mulher que é salva de um grupo de ladrões pelo jovem Michael O'Hara. Como agradecimento, ela o convida para trabalhar no iate de seu milionário marido. Michael aceita o emprego, mas não pelo dinheiro, e sim para ficar mais próximo de Elsa e, assim, tentar fugir com ela - pois agora ele está completamente apaixonado pela moça.


Dia 04 de maio, 19h:
MACBETH: REINADO DE SANGUE (Macbeth, Dir. Orson Welles, EUA, 1948, 89min)

Baseado na obra literária de William Shakespeare, somos apresentados a Macbeth (Orson Welles), um homem simples designado por feiticeiras a se tornar rei. Conquistando as batalhas com muita violência e sangue, sua mente vai ficando cada vez mais conturbada, o que viria a ser sua ruína.


Dia 11 de maio, 19h:
OTHELO (The tragedy of Othello: the moor of venice, Dir. Orson Welles, EUA/França/Itália/Marrocos, 1952, 90min)

Desdemona, filha de um aristocrata veneziano, é comprometida com Iago e foge com um heroico militar mouro Othello. Ressentido, Iago planeja separar o casal.


Dia 18 de maio, 19h:
MR. ARKADIN (Mr. Arkadin, Dir. Orson Welles, Espanha/França/Suiça, 1955, 93min)

Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de Arkadin, testemunhas começam a morrer.


Dia 25 de maio, 19h:
A MARCA DA MALDADE (Touch of evil, Dir. Orson Welles, EUA, 1958, 95min)

Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston) está em lua de mel com sua bela mulher Susan Vargas (Janet Leigh), no México, bem perto da fronteira com os Estados Unidos. Quando um assassinato ocorre, os conceitos da ética policial de Ramon se confrontam diretamente com os de Hank Quinlan (Orson Welles), o corrupto capitão da polícia local.


Dia 01 de junho, 19h:
O PROCESSO (Le procès, Dir. Orson Welles, Alemanha Ocidental/França/Itália/Iugoslávia, 1962, 118min)

Josef K acorda um dia e se vê com a polícia em seu quarto. Após ser preso e responder a um processo, passa a investigar o motivo de estar sendo investigado.


Dia 08 de junho, 19h:
FALSTAFF: O TOQUE DA MEIA-NOITE (Campanadas a medianoche, Dir. Orson Welles, Espanha/França/Suiça, 1965, 117min)

O velho e gordo Falstaff é um grande amigo de Henry IV, o herdeiro do trono da Inglaterra. Juntos passariam por experiências divertidas e, em outras ocasiões, perigosas, sendo constituído um vínculo de amizade cada vez maior. Quando Henry IV se torna rei, Falstaff finalmente acha que sua vida melhoraria, com a ajuda do seu então companheiro.


Dia 15 de junho, 19h:
A HISTÓRIA IMORTAL (The immortal story, Dir. Orson Welles, França, 1968, 58min)

Rico comerciante europeu decide tornar realidade a "imortal" lenda de um marinheiro que seduz a esposa de um homem rico. Paga uma mulher para ser sua esposa por um dia e encontra um marinheiro no cais para participar da encenação.


Dia 22 de junho, 19h:
FOR FAKE: VERDADES E MENTIRAS (Vérités et mensonges, Dir. Orson Welles, AlemanhaOcidental/França/Irã, 1973, 85min)

Nesse último filme dirigido por Orson Welles, ele desmistifica um grupo de falsificadores. Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 70. Welles se coloca em meio aos dois e desvenda as verdades e mentiras existentes nos diversos tipos de arte.


Dia 29 de junho, 19h:
É TUDO VERDADE (It’s all true, Dir. Orson Welles, Bill krohn, Myron Meisel, Richard Wilson, EUA, 1993, 85min)

Em 1942, Orson Welles veio ao Brasil fazer um filme sobre a cultura local, porém o projeto não foi terminado. Este documentário mostra porque o filme não foi concluído, relatando os problemas que apareceram e mostrando cenas que chegaram a ser gravadas. O governo americano queria a produção para melhorar o relacionamento com a América do Sul, mas nem o estúdio RKO e nem o governo brasileiro gostaram do primeiro material feito. O documentário ainda reconstrói, a partir do material bruto encontrado, uma parte de Four Men on a Raft, no qual Welles conta a história de quatro jangadeiros cearenses que navegam até o Rio de Janeiro para pedir ao governo ajuda para sua gente.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário