sexta-feira, 24 de abril de 2015

Iron Maiden: álbum de estreia (1980)



Grifo nosso # 84

"O álbum de estreia do Iron Maiden continua a ser uma das referências na história do heavy metal. Speed, thrash, death, grunge... todos devem algo a essa assombrosa mistura de atitude punk e obsessão com o heavy.

No início dos anos 80, a revista de rock inglesa Sounds alardeava com veemência (e batizava) a nova era do heavy metal inglês. Entre os seus membros estavam Saxon, Samson, Def Leppard, Girlschool e Angelwitch. E, enquanto o punk lutava para se manter comercialmente viável, surgiu uma banda do East End de Londres que combinava a determinação de classe operária dos Stranglers com o talento do Black Sabbath para criar riffs inspirados.

O líder do Iron Maiden era o baixista Steve Harris e sua causa era defendida pelo carismático agente Rod Smallwood. A longa turnê de shows e o êxito de ‘Running Free’ na parada da Inglaterra conseguiram fazer com que o álbum alcançasse  o quarto lugar das listas. Ao se recusarem a interpretar o single em playback no programa musical semanal da BBC, Top Of The Pops, tornaram-se a primeira banda a tocar ao vivo em sete anos de programa. A produção seca deixa o disco com um som de gravação ao vivo, e o vocal áspero de Paul Di’Anno acrescenta uma atmosfera apropriada ao lirismo soturno de Steve Harris. As guitarras são contidas, mas dão corpo às músicas enquanto a voz de Paul se encaixa com precisão nos riffs complexos.

O segundo álbum  do Iron Maiden, Killers, era pouco  mais que uma consolidação, e Di’Anno foi substituído por Bruce Dickinson, dos Samson, com sua voz precisa como um laser. O Iron Maiden e a pavorosa mascote que aparece na capa, Eddie, conseguiram um enorme sucesso comercial com Dickinson. Infelizmente, contudo, a intensidade criada por Di’Anno neste disco desapareceu para sempre."
____

Gareth Thompson, no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer (Editora Sextante, 2007).

Selo | EMI
Produção | Will Malone
Projeto gráfico | Cream; Derek Riggs
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 37:41

"A única coisa que queríamos fazer era gravar discos e sair por aí tocando ao vivo. Mas então, quando as coisas realmente esquentaram..." (Steve Harris, 1982)

Lista de músicas - Iron Maiden (1980):
1. Prowler (Steve Harris)
2. Remember Tomorrow (Paul Di'Anno, Steve Harris)
3. Running Free (Paul Di'Anno, Steve Harris)
4. Phantom of the Opera (Steve Harris)
5. Transylvania (Steve Harris)
6. Strange World (Steve Harris)
7. Charlotte the Harlot (Dave Murray)
8. Iron Maiden (Steve Harris)

Iron Maiden completou 35 anos de lançamento no último dia 14 de abril de 2015 (álbum lançado no dia 14 de abril de 1980).

"Running Free" (1980):


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário