quarta-feira, 1 de abril de 2015

Lume - Ciclo de Leituras: 7 anos de leitura ininterrupta e com muito prazer



por Elvis Pinheiro

Neste 1º de abril [de 2015], o Lume completa 7 anos e já está na hora de reviver leituras e trazer novos leitores. De abril até novembro, portanto em sete meses, sempre às terças-feiras, às 19h, revisitaremos textos inesquecíveis e importantíssimos da cultura brasileira e internacional: poesias/letras de músicas, livros bíblicos, óperas, contos, novelas, romances, ensaios, artigos, entrevistas, fotografias, filmes, reproduções de obras de arte, críticas, peças teatrais...

Duas horas de leitura, das 19h às 21h, dentro da Biblioteca do SESC Crato. Lermos de tudo um pouco e sem que precisemos opinar, sem que precisemos estudar. Ler por prazer. Lermos juntos, como se tivéssemos ido a um espetáculo. A leitura como o grande espetáculo da semana.

Tudo começou num 1º de abril de 2008, numa das salas do curso de Letras da URCA, no horário da tarde. Dali em diante o grupo foi mudando dia a dia, encontro a encontro. Porque na verdade o Lume nunca foi um grupo. O Lume é um evento, é um momento, é uma chance que podemos nos dar para ler alguma coisa com outras pessoas ao redor. Saiu da URCA e entrou na Biblioteca do SESC Crato.

Hoje, não consigo imaginar o Lume em nenhum outro lugar e posso imaginá-lo acontecendo em todos os lugares. Onde pelo menos duas pessoas se encontrarem para lerem juntas, com certa regularidade, algo que não seja por estudo ou obrigação, ali se deu o Lume.

Já fiz Lume à beira de uma nascente, no alto de uma montanha, na casa de amigos, em bares, restaurantes, atravessando a madrugada, durante um Réveillon.

O Lume é uma ideia e não um método. É o Lume que eu vivencio há sete anos que está, hoje, aniversariando, e é este Lume que eu quero que continue vivo por outros tantos anos na minha vida. Porque o Lume é uma permissão que me dou pelo menos uma vez por semana de ler coisas tão boas, de fazer descobertas tão incríveis.

Ontem, 31 de março, era uma terça-feira e, portanto, noite de Lume. Avisei para Tina Borges, minha fiel companheira de leituras e que responde pela Biblioteca do SESC Crato, que nesta noite eu não iria; que não haveria Lume. Pois aconteceu de eu marcar com um amigo, o Ravi, de irmos para um Restaurante no Juazeiro e lá, numa daquelas mesas, cada um com um arsenal de livros, fomos entre goles de cerveja, lendo em voz alta poemas do Drummond, poemas dos poetas do Cariri, trechos do Elogio à Loucura, o início vertiginoso do Trópico de Capricórnio e do Alexis da Margueritte Yourcenar. O que tivemos foi exatamente um Lume. O que comemoramos ali foi o aniversário do Lume no contexto que se nos apresentou. Porque lugar de ler é em qualquer lugar que se queira.

O Lume oficial está de portas abertas para novos leitores de todas as idades. Quem leu até aqui, sinta-se convidado para o nosso próximo encontro, terça-feira que vem, lá na Biblioteca do SESC Crato, às 19h.

Elvis Pinheiro, 1º de abril de 2015, Juazeiro do Norte, Cariri, Ceará, Brasil.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário